Molho caseiro leva 7 pessoas para o hospital; caso chama atenção para conservação de alimentos

Na última quinta-feira (15), na Itália, sete pessoas procuraram tratamento médico após apresentarem fortes dores abdominais devido a uma intoxicação alimentar. Médicos acreditam que o incômodo tenha sido causado por terem ingerido um molho caseiro durante o almoço.

Mulher mexendo em molho caseiro

Molho caseiro fez 7 pessoas irem ao hospital com problemas gastrointestinais – Foto: Freepik/ND

O grupo de amigos, que tinha se reunido para um almoço, felizmente não precisou ser internado. Após algumas horas no pronto-socorro, eles foram liberados para voltar para casa.

Médicos suspeitam de molho caseiro

Os médicos responsáveis pelo caso ainda investigam a causa da intoxicação, mas suspeitam que a causa do incômodo tenha sido um molho caseiro usado na preparação de um prato.

Molho caseiro ao lado de pimentão, azeite e alho

Médicos supõem que molho caseiro mal conservado tenha sido a causa da intoxicação alimentar – Foto: Freepik/ND

De acordo com autoridades de saúde local, os fatores mais comuns para problemas gastrointestinais e intoxicações alimentares são a manutenção dos alimentos em temperaturas impróprias, o consumo de alimentos crus ou obtidos de fontes incertas e o cozimento inadequado.

De acordo com Cristina Saletti, diretora da unidade operacional de Higiene Alimentar e Nutrição da ASL, é de extrema importância sempre conferir o rótulo de todos os alimentos que for consumir.

A especialista afirma que é melhor, por um curto período, armazenar seus alimentos em uma geladeira, “desde que mantido limpo, descongelado periodicamente, a temperatura esteja em torno de 4 graus e os alimentos sejam acondicionados em recipientes ou embalagens separadas e bem fechadas”.

Homem na frente da geladeira

Alimentos não devem ser mantidos na geladeira por muito tempo – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Saletti explica, ainda, que a geladeira não pode estar sobrecarregada, pois evitar a circulação do ar frio entre os alimentos, essencial para a manutenção da temperatura.

Ela finaliza sua fala alertando que alimentos congelados não devem jamais ser descongelados em temperatura ambiente ou em água quente. “Podemos cozinhá-los ainda congelados ou colocá-los previamente na geladeira”, diz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.