Wolbitos à solta: mosquitos que ‘lutam’ contra a dengue são distribuídos em Joinville

Começou nesta terça-feira (20) a soltura dos wolbitos, mosquitos que ajudam a impedir a transmissão da dengue, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A expectativa é que 3,5 mil pontos de diferentes bairros recebam os mosquitos nesta terça.

Método promete ajudar a combater a dengue

Mosquitos começaram a ser soltos nesta terça – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Nesta primeira etapa, os bairros Espinheiros, Boa Vista, Comasa, Bom Retiro e Costa e Silva foram os escolhidos para receber os insetos, que saíram da Biofábrica do Método Wolbachia em Joinville.

Desde as 7h desta terça, as equipes percorrem as ruas dos bairros escolhidos com tubos onde estão entre 200 e 250 mosquitos. Por meio de um aplicativo, o agente de combate à endemias sabe exatamente onde abrir o tubo e liberar os insetos.

Mais de 3 milhões de mosquitos devem ser liberados por semana – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe de pesquisadores do World Mosquito Program (WMP). De acordo com o líder de relações institucionais e governamentais da WMP Brasil, Diogo Chalegre, serão 20 semanas de liberação em 70 rotas da cidade.

“A princípio, vamos liberar cerca de 3,6 milhões de mosquitos toda semana. É importante a população saber que os carros com a placa da Prefeitura estarão passando, com os nossos colaboradores soltando esses tubos. Isso vai durar, provavelmente, até janeiro de 2025”.

Entenda o Método Wolbachia, que ajuda a combater a dengue

O método trazido para Joinville é uma estratégia importante para combater doenças como dengue, zika e chikungunya. Cerca de 50 a 60% dos insetos na natureza já possuíam a bactéria Wolbachia, mas o Aedes aegypti ainda não. Ao inserir a bactéria no mosquito, os pesquisadores perceberam que ela impede a replicação de vírus como o da dengue.

“A Wolbachia é totalmente natural, não tem nenhum perigo para a população. É segura e não tem nenhuma modificação genética. Então a população não precisa se preocupar, mas precisa continuar fazendo a sua parte. Tem que cuidar do quintal e manter as medidas de prevenção”, ressalta Diogo Chalegre.

Atualmente, o município de Joinville tem mais de 84 mil casos de dengue confirmados. A doença já fez 82 óbitos desde o início do ano, um recorde histórico para a cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.