Exposição em Florianópolis celebra 200 anos da imigração alemã em SC

A Biblioteca Pública de Santa Catarina abriu nesta terça-feira (20) a exposição “Bicentenário da imigração alemã no Brasil: histórias, memórias e legados em Santa Catarina”. Localizada no Centro de Florianópolis, à rua Tenente Silveira, a biblioteca, logo na entrada, mostra um rico acervo com livros, documentos, mapas, peças históricas, trajes típicos e um telão exibindo reportagens da NDTV no projeto do bicentenário da imigração alemã. A exposição vai até 30 de setembro.

Grupo de dança marcou a abertura da exposição sobre imigração alemã em SC

Grupo de dança de Antônio Carlos marcou a abertura da exposição – Foto: Nícolas Horácio/ND

Atividades marcam o início da exposição sobre imigração alemã

A abertura foi marcada pela apresentação de um grupo da cidade de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, com danças e música típica alemã.

Além disso, houve a leitura do poema de Álvaro Maus, de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, uma das muitas cidades catarinenses com predominância de imigrantes alemães.

A administradora da Biblioteca, que é gerenciada pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), Cleonisse Schmidt, ressaltou que a exposição tem visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e que o espaço recebeu com imensa alegria a abertura dos eventos que celebram o bicentenário da colonização alemã no Brasil.

“Nós, na biblioteca, estamos enfatizando mais a colonização do nosso Estado, trazendo publicações dos nossos escritores que estão aqui no acervo. Em parceria com a prefeitura de São Pedro de Alcântara, trouxemos banners que relatam a história do primeiro município a receber imigrantes alemães em Santa Catarina, há 195 anos”, salientou Cleonisse. Ela lembrou ainda que parte das peças foi obtida com colecionadores.

Administradora da Biblioteca Pública de SC, Cleonisse Schmidt enfatiza a importância da imigração alemã no Estado

Administradora da Biblioteca Pública de SC, Cleonisse Schmidt enfatiza a importância da imigração alemã no Estado – Foto: Nícolas Horário/ND

Um pioneiro no Vale do Itajaí

Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Álvaro Maus leu o emocionante poema “Ode aos Imigrantes” na abertura da exposição. Ele conta que resolveu escrever o poema porque voltou a residir em Benedito Novo, depois de três décadas atuando como militar dos bombeiros.

“Falo do amor que sinto por essa terra. Essa é a tônica e me coloco no lugar deles, descrevendo como foi a chegada dos imigrantes”, comentou Maus.

Bisneto de um imigrante que se fixou no atual município de Benedito Novo, hoje com pouco mais de 20.000 habitantes, Maus disse que o bisavô chegou em 1880 e, por isso, é considerado o imigrante pioneiro e fundador da cidade.

A família está na quinta geração e Maus promete que a posse das terras ocupadas pelo bisavô continuará sob o domínio dos herdeiros.

Álvaro Maus é bisneto do imigrante alemão que fundou Benedito Novo e Álvaro Maus leu o emocionante poema “Ode aos Imigrantes” na abertura da exposição

Álvaro Maus é bisneto do imigrante alemão que fundou Benedito Novo e Álvaro Maus leu o emocionante poema “Ode aos Imigrantes” na abertura da exposição – Foto: Alvaro Maus

Natural de Guabiruba, a professora aposentada Ida Schlindwein, atualmente moradora de Florianópolis, foi prestigiar a inauguração do evento, com traje típico alemão de inverno, porque tem sangue germânico.

“Essa exposição marca vários eventos que a Associação Cultural Deutsche Welt, da qual faço parte, realizará”, disse ela. “Faz parte da minha história, de onde veio meu tataravô”.

Sobre a exposição, o objeto que mais chamou atenção de Ida foi uma mala, além de documentos encontrados em livros.

Ida Schlindwein fez questão de vestir um traje típico alemão para prestigiar o evento

Ida Schlindwein fez questão de vestir um traje típico alemão para prestigiar o evento – Foto: Nícolas Horácio/ND

Outras atividades na biblioteca

Além de conhecer livros e demais itens do acervo exposto, interessados em conhecer a história da imigração alemã no Brasil podem conferir uma extensa programação na biblioteca. Conforme a administradora Cleonisse Schmidt, nos livros do acervo há registros raros à disposição da comunidade.

Em paralelo à exposição, a casa vai promover rodas de conversa e lançamentos de livros que abordam vários aspectos da cultura germânica em Santa Catarina.

“Toda quinta-feira, a partir da semana que vem, haverá rodas com pesquisadores, historiadores, professores, arquitetos, antropólogos e escritores para relatar essa história de forma cronológica, desde os primeiros colonizadores”, explicou Cleonisse.

A primeira roda de conversa, na quinta-feira (29), vai abordar a colonização alemã na antiga Desterro, atual Florianópolis. O objetivo é que esses eventos consigam abordar a colonização alemã nas mais diversas regiões do Estado.

Evento deverá contar com rodas de conversas com especialistas para contar a história da imigração alemã em SC de forma cronológica

Evento deverá contar com rodas de conversas com especialistas para contar a história da imigração alemã em SC de forma cronológica – Foto: Nícolas Horácio/ND

Projeto do Grupo ND

Também em comemoração ao bicentenário da imigração alemã ao Brasil, o Grupo ND criou um projeto especial multiplataforma que percorre todas as regiões de Santa Catarina influenciadas pela colonização germânica.

Além disso, uma equipe de reportagem viajou para a Alemanha a fim de investigar e resgatar a história dos pioneiros que deixaram marcas no Brasil e em Santa Catarina.

Para contar essa história, serão veiculadas 16 reportagens especiais na NDTV, um documentário em quatro capítulos, dois programas especiais na Record News, além de um exclusivo no portal ND Mais e um caderno com 32 páginas no Jornal ND documentando a importância da imigração alemã para Santa Catarina.

O projeto também vai homenagear 50 personalidades que representam a comunidade germânica e que se destacaram em diversas áreas. Entre elas estão o tenista Gustavo Kuerten, o nadador Fernando Scherer, o cineasta Sylvio Back e o poeta Lindolf Bell.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.