Anvisa suspende distribuição e venda de balas contaminadas

A contaminação ocorreu em 30 lotes. Imagem: Reprodução / Dori

A medida foi tomada devido ao risco de contaminação pela bactéria Salmonella

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou o recolhimento de lotes de balas da marca Dori devido indícios de contaminação por salmonella. No total são sete produtos da empresa que podem apresentar potencial risco a saúde. São eles: bala de iogurte, bala chiclete, de hortelã e a bala de morango recheada.

A contaminação ocorreu em 30 lotes de sete marcas fabricadas entre os dias 21 de junho e 10 de julho de 2024 na planta fabril localizada em Rolândia, no Paraná. A determinação abrange todo território nacional.

Através de um comunicado, a Dori Alimentos divulgou que o recolhimento está sendo realizado de forma voluntária e os pontos de vendas receberam a orientação para suspender de forma imediata a comercialização dos produtos. A empresa ressaltou que foi realizado o processo de descontaminação da planta fabril e que o recolhimento é uma medida preventiva para garantir a segurança dos consumidores.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Confira o comunicado:

View this post on Instagram

A post shared by Dori (@dorialimentosoficial)

O que fazer com os produtos

Os produtos dos lotes contaminados não devem ser consumidos. Os consumidores devem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa para orientações e para o processo de reembolso. O contato é através do telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao 12h. Da mesma forma, pelo [email protected]

Além disso, a fabricante reforçou que os demais produtos da marca, assim como outros lotes das mesmas balas que não tenham sido mencionados no recolhimento, “são considerados seguros para consumo”. A Dori reforçou o compromisso contínuo com a qualidade, transparência, saúde e segurança dos consumidores.

Os sintomas pela contaminação com salmonella podem surgir entre 6 e 72 horas. Imagem: Freepik.

Perigos da salmonella

A contaminação com a bactéria da salmonella pode provocar infecção gastrointestinal e sintomas como diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios. Segundo o Ministério da Saúde, “a transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais”.

Os sintomas podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo do alimento contaminado. O contato com alguns animais infectados, incluindo animais de estimação, também pode transmitir a doença caso as mãos não sejam lavadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.