O presidente da Ucrânia, Zelensky, mais uma vez alertou o público e o Ocidente de que a Rússia planeja realizar algum tipo de evento nuclear desastroso centrado na usina nuclear de Zaporizhzhia , a maior da Europa. As reivindicações das principais autoridades ucranianas persistem há semanas, mas aumentaram nos últimos dias, já que os americanos estão ocupados com as festividades de 4 de julho.
“Há uma ameaça séria porque a Rússia está tecnicamente pronta para provocar uma explosão local na estação, o que pode levar a uma liberação [de radiação] “, afirmou Zelensky dias atrás em uma coletiva de imprensa conjunta em Kiev. A inteligência ucraniana está ao mesmo tempo esta semana dizendo que os militares da Rússia estão reduzindo sua presença lá e disse à equipe para se mudar para a Crimeia.
O The Guardian no sábado citou o braço de inteligência da Ucrânia, o GUR, para dizer que “vários representantes da agência estatal de energia nuclear da Rússia, Rosatom, já saíram” e ainda que “funcionários ucranianos que permaneceram na usina e assinaram contratos com a Rosatom foram informados para evacuar até segunda-feira, de preferência para a Crimeia , disse.
“Na quinta-feira, a Ucrânia realizou exercícios de resposta a desastres nucleares nas proximidades da usina, disseram autoridades regionais”, escreveu ainda o The Guardian .
O Kremlin negou expressamente as acusações ucranianas :
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, respondeu dizendo que havia escrito ao conselho de segurança e secretário-geral da ONU, António Guterres, para afirmar: “Não pretendemos explodir esta central nuclear, não temos intenção de fazer então.”
Tudo isso resultou em maior escrutínio internacional sobre as operações na fábrica. A Ucrânia diz que “o mundo está assistindo”.
O governo ucraniano vem fazendo essas afirmações há semanas, com alguns observadores independentes, como David Sachs, dizendo que isso pode preparar o terreno para um “momento do Golfo de Tonkin”
Fonte: Zero Hedge
Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1
Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne
Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre.
Todas as quintas-feiras, sendo Geopolítica nas três primeiras semanas e Exopolítica na última quinta-feira de cada mês.