Orca mais solitária do mundo: conheça a história de Kshamenk

Em um pequeno tanque do aquário na Argentina, Kshamenk, um orca capturada há 32 anos, passa seus dias em completo isolamento. Imagens recentes mostram a baleia praticamente imóvel na água por 24 horas seguidas.

Montagem mostra a orca Kshamenk vivem de forma isolada em um cativeiro na Argentina

Vídeo mostra a orca mais solitária do mundo vivendo em cativeiro por 24 anos – Foto: Jam Press Vid/Reprodução/ND

Um vídeo recente, capturado pela organização UrgentSeas, mostra Kshamenk apenas flutuando no tanque raso e apertado, com movimentos restritos. As imagens foram divulgadas como parte de uma campanha para a libertação do animal.

História da orca mais solitária do mundo

Kshamenk foi capturado em 1992 na Baía de Samborombón, quando ainda era um jovem de apenas três anos. Junto com outras três baleias assassinas, ele foi levado para o aquário, onde vive desde então.

Durante os primeiros anos, ele tinha a companhia de outra orca, chamada Belen, com quem compartilhou o tanque até a morte dela, em 2000, devido a complicações durante o parto. Desde então, Kshamenk tem vivido sozinho, tornando-se a única orca em cativeiro na Argentina.

Atualmente com 35 anos, Kshamenk tem sido a figura central de uma crescente campanha que pede sua transferência para um santuário marinho, onde ele poderia interagir com outros animais em um ambiente mais natural.

Veja a orca Kshamenk na Argentina

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UrgentSeas (@urgentseas)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.