Itajaí se destaca como polo educacional, com ensino de qualidade para todas as idades

Itajaí; polo educacional; melhores escolas; Leo Rostro

Com ensino de qualidade do Ensino Básico ao Superior, Itajaí oferece oportunidades de aprendizado para todas as idades e atrai investimentos no setor – Foto: Fábio Luiz de Siqueira/Grupo Leo Rostro

O ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado em 2022, revelou que Itajaí tem as melhores escolas da região da Foz do Rio Itajaí. De acordo com o Censo Escolar, as escolas itajaienses alcançaram a meta nacional (nota 6), se destacando como um ensino de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. Em média, as instituições obtiveram uma nota 6.3 nos primeiros anos da educação básica.

Com essa nota, Itajaí se destaca em quarto lugar no ranking das cidades com mais de 200 mil habitantes, ficando à frente da própria capital, Florianópolis. Para Leo Rostro, corretor imobiliário especializado no município, esse resultado positivo se deu pelo alto investimento em educação.

“A rede de ensino público de Itajaí pode contar com altos investimentos do município, o que proporciona um bom índice de qualidade do seu ensino. Hoje, existem mais de 130 escolas públicas na cidade, além de quase 100 instituições de ensino privado”, afirma o corretor de imóveis.

Itajaí oferece ensino de qualidade para alunos de todos os anos do Ensino Básico

Itajaí; polo educacional; melhores escolas; Leo Rostro

Com mais de 130 escolas públicas, Itajaí se destaca no Ideb pela qualidade de suas instituições, garantindo uma educação de excelência para seus alunos – Foto: Divulgação

As Escolas de Ensino Básico de Itajaí se destacam quando comparadas às instituições de outras cidades da região da Foz do Rio Itajaí. Seja nos primeiros anos escolares com o Ensino Fundamental até os últimos períodos do Ensino Médio, as escolas públicas se destacaram no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), desenvolvido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O ensino de Itajaí ficou em terceiro lugar no ranking do estado de Santa Catarina (SC) e em segundo lugar dentre os municípios da Foz do Rio Itajaí.

Itajaí; polo educacional; melhores escolas; Leo Rostro

Com profundo conhecimento do mercado local, Leo Rostro destaca os investimentos em educação como um dos atrativos para famílias que escolhem Itajaí para viver – Foto: Grupo Leo Rostro/Divulgação

Leo Rostro também destaca as escolas particulares presentes no município. “É possível encontrar escolas da rede privada em diversos bairros de Itajaí. Você pode escolher entre redes de ensino consolidadas de amplitude nacional, como o Bom Jesus, escolas parceiras COC e também o São José. Além disso, você encontra o Colégio Salesiano, que foi fundado em fevereiro de 1956 na cidade, e é uma escola conhecida pela sua tradicionalidade”, ressalta o corretor de imóveis.

Itajaí oferece auxílio universitário para estudantes que residem no município

Ao finalizar o Ensino Médio, o estudante também tem a oportunidade de frequentar uma instituição de ensino superior na própria cidade. Afinal, Itajaí conta com duas universidades que são referência na formação de novos profissionais.

“Hoje, Itajaí tem uma das maiores universidades da região, a Univali (Universidade do Vale do Itajaí), e também a Uniavan (Centro Universitário Avantis), que tem o seu ensino consolidado e possui diversos cursos, além de polos em outras cidades da região, como Balneário Camboriú”, afirma Leo Rostro.

Quem mora em Itajaí pode concorrer ao Auxílio Universitário, que é liberado a cada começo de semestre pela prefeitura. Essa bolsa é destinada para moradores da cidade, que possuem renda familiar abaixo de oito salários mínimos e que não recebem outro auxílio do Governo. É possível conquistar de 20% até 50% de desconto na sua mensalidade.

Cidade também oferece vagas para cursos profissionalizantes

Itajaí; polo educacional; melhores escolas; Leo Rostro

Female engineer training Programmable logic controller with AI robot training kit and mechatronics engineering in the laboratory room – Foto: Divulgação

Cidadãos maiores de 16 anos também podem frequentar cursos de formação e qualificação. Essa é uma oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou mudar de área de atuação. É possível encontrar desde cursos de beleza, como auxiliar de cabeleireiro, manicure e maquiagem profissional, até cursos voltados para o setor empresarial, como assistente de logística, operador de computador e assistente administrativo.

Itajaí tem a 2ª maior geração de empregos de Santa Catarina, sendo um grande atrativo para jovens

Itajaí se consolidou como a segunda cidade do estado de Santa Catarina que mais gerou empregos em 2023. Foram 8.086 vagas criadas de janeiro a outubro daquele ano, sendo que mais de 50% dessas oportunidades se encontravam no setor de serviços.

A cidade fica atrás apenas de Joinville e se encontra à frente de Blumenau e a capital Florianópolis. “Essa vasta oportunidade de empregos faz com que os estudantes que se formam na cidade queiram permanecer e atuar no próprio município”, ressalta Leo Rostro, que atualmente mora e trabalha em Itajaí.

Deseja conhecer mais sobre Itajaí e seus principais atrativos? Contate o corretor de imóveis Leo Rostro, acessando o site www.leorostro.com.br ou no perfil no Instagram @leorostro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.