Como fazer espaguete à carbonara sem talhar? Jacquin conta segredo

Fonte: Band.com.br | Foto: Marcelinho Santos/Band

Espaguete à carbonara foi um dos desafios da prova de eliminação do MasterChef Brasil na terça-feira (20)

O clássico nunca sai de moda, não é mesmo? O ditado vale para o carbonara, tradicional massa italiana tema da prova de eliminação do MasterChef Brasil da última terça-feira (20). Apesar de levar poucos ingredientes, nem sempre é fácil acertar todos os processos que envolvem o prato.

Uma das coisas que precisam estar bem-feitas em um carbonara é a emulsão das gemas com o queijo, que deve envolver o espaguete com cremosidade. Jurado do MasterChef, Erick Jacquin conta o que deve ser levado em conta para que a massa fique perfeita.

 

“Precisa saber misturar a gema do ovo com água na proporção certa para não ser nem tão aguado e nem ter gosto de ovo”, orienta o chef francês. Na mistura, vale usar a água do próprio cozimento da massa.

Jacquin explica também que é preciso ter cuidado na hora de temperar o prato, que geralmente leva somente pimenta-do-reino e sal como temperos. “Sem exagerar no sal, porque já tem a pancetta ou o bacon”, alerta.

Pouco ortodoxo quando o assunto são massas italianas, Jacquin diz que está liberado acrescentar outros ingredientes que não constam na receita clássica, como o creme de leite. “Se quiser botar creme de leite, ponha creme de leite. Vai facilitar sua vida”, afirma o jurado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Confira uma receita de destaque desta edição:

Ingredientes

  • 200 grama(s) de macarrão espaguete
  • 2 gemas de ovos caipiras
  • 40 grama(s) de guanciale (ou parmesão)
  • 40 grama(s) de queijo pecorino (ou bacon)
  • sal (a gosto)
  • pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média, com cerca de 3 litros de água, ao fogo alto;
  2. Quando ferver, adicione 1½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando para que os fios de espaguete não grudem um no outro;
  3. Enquanto o macarrão cozinha, separe os outros ingredientes. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as duas gemas para outra tigela;
  4. Junte-as com o queijo pecorino e misture com um garfo.Leve uma frigideira grande, ao fogo médio, para aquecer.;
  5. Adicione o guanciale e deixe-o dourar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando, com cuidado para não espirrar a gordura. Misture bem e desligue;
  6. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o guanciale quente, junte os ovos e misture bem — a ideia é que o calor da massa cozinhe as gemas, formando um creme;
  7. Caso necessário, volte a frigideira ao fogo baixo e vá adicionando aos poucos a água do cozimento reservada, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar as gemas!
  8. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.