Tiago Splitter tem primeiro trabalho como técnico após carreira vitoriosa na NBA

O catarinense, e primeiro brasileiro a conquistar um título de NBA, Tiago Splitter terá seu primeiro desafio como treinador nesta temporada. Ela vai comandar o time Paris Basketball, que disputa a primeira divisão da liga francesa e a Euroleague, principal competição de basquete do continente.

Tiago Splitter com o trófeu da NBA

Tiago Splitter é o primeiro brasileiro a se tornar campeão da NBA – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

O anúncio do catarinense no comando da equipe foi ainda antes dos Jogos Olímpicos de Paris, quando Splitter integrava a comissão técnica da seleção brasileira masculina que chegou até as quartas de finais do torneio olímpico, onde perdeu para os Estados Unidos.

Mas além da seleção brasileira, ele também foi auxiliar técnico de dois times na NBA. Primeiro no Brooklyn Nets entre os anos de 2019 até 2023 e em seguida no Houston Rockets, entre os anos de 2023 e 2024.

Estreia na Euroleague

Além de ser a estreia de Tiago como técnico na Euroleague, o Paris Basketball vai disputar a competição pela primeira vez.

O Paris Basketball tem uma história curta no esporte mundial e foi criado apenas no ano de 2018, porém com apenas três anos de atividades conquistava os seus primeiros grandes resultados como o primeiro acesso em 2021 e o mais recente, o vice-campeonato da liga francesa na última temporada.

Tiago Splitter foi criado em Blumenau e brilhou nas quadras internacionais

A paixão pelo esporte levou o catarinense Tiago Splitter, de 39 anos, às quadras internacionais. Aposentado do basquete desde 2017, ele contabiliza grandes conquistas em sua carreira, que iniciou em Blumenau, no Vale do Itajaí.

Splitter nasceu em Joinville, mas cresceu em Blumenau, onde frequentou a escola Barão do Rio Branco. Ele começou a explorar várias modalidades, mas foi ao basquete que encontrou sua vocação, dando o pontapé inicial pelo Clube Ipiranga.

Aos 12 anos, o catarinense já havia atingido impressionantes 1,85 metros de altura, o que lhe ajudou a aprimorar suas habilidades no esporte. Dois anos depois, ele chamou atenção de olheiros enquanto jogava pela Seleção Brasileira Sub-16 e conseguiu um contrato para atuar na Europa.

Assim que recebeu a proposta para jogar na Europa, Splitter foi em busca de grandes conquistas e alcançou títulos inéditos como atleta brasileiro, entre eles, o campeonato da NBA.

Tiago defendeu e foi campeão com o San Antonio Spurs

Tiago Splitter assinou com o San Antonio Spurs em 2010 – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Em 2006 e 2007, ele recebeu o título de MVP (Jogador Mais Valioso) nos torneios da Supertaça Espanhola pelo clube Saski Baskonia. Em 2010, Splitter foi nomeado MVP da ACB, principal liga da Espanha.

No dia 9 de julho de 2010, o catarinense decidiu entrar na NBA e assinou com o San Antonio Spurs, dando sequência a novos desafios em sua carreira. Em 2013, ele foi vice-campeão da liga norte-americana e se consolidou como o “Melhor Atleta no Basquete” no Prêmio Brasil Olímpico.

Em 2014, o então jogador conquistou o título de campeão da NBA e se tornou o primeiro brasileiro a alcançar o feito. Além do San Antonio Spurs, ele também passou por outras duas franquias da liga, Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.