Podcast Voto+ avalia entrevistas dos candidatos a prefeito

O quinto episódio do podcast Voto+ debate a desenvoltura dos candidatos a prefeito que estão sendo sabatinados nos programas Balanço Geral pelo Estado. O que trouxeram de propostas? Como se saíram diante de algumas “saias justas”? Maga Stopassoli, comentarista do Grupo ND, comentou sobre o cenário político no Sul do Estado e Paulo Cesar, jornalista NDTV, deu sua percepção sobre as entrevistas de Florianópolis.

Quinto episódio do Voto+ avaliou a desenvoltura dos candidatos a prefeito – Foto: ANDRÉ CELESTE/DIVULGAÇÃO/ND

Candidatos ainda pegando o jeito

A dupla foi convidada para a conversa com o comentarista Upiara Boschi por ter participado, respectivamente, das entrevistas com os candidatos à prefeitura de Criciúma e Florianópolis. No Sul, Maga Stopassoli avaliou que ainda falta confiança nos candidatos, mas destacou a importância das entrevistas em relação aos debates.

“Eu noto que ainda falta eles ganharem uma certa confiança de rua. Não tem os programas no rádio e na tv e isso também é um ingrediente que certamente vai trazer novas características para a campanha, porque está todo mundo se armando, preparando materiais bastante densos um do outro. É um clima diferente de um debate, em que fica aquela coisa meio teatral. Sabendo da importância da rede social, eles já vão para o debate pensando nos cortes”, disse Maga, que entrevistou seis candidatos em parceria com o apresentador João Paulo Messer.

Entrevistas repercutem

Em Florianópolis, Paulo Cesar participou das entrevistas junto com o apresentador Raphael Polito. Ele destacou a repercussão das entrevistas.

“Eu gostei muito do que a gente teve de retorno na rua. Eu vou para a rua gravar também, então acabo sentindo um pouco essa temperatura. Eu não sabia a dimensão que a gente ia alcançar lá fora. E dentro da própria Justiça Eleitoral a gente tem espectadores. Isso te propõe uma responsabilidade maior de realmente questionar temas voltados para a cidade”, disse PC.

Propostas semelhantes, perfis diferentes

Na conversa, Upiara Boschi destacou que há muita semelhança nas propostas apresentadas pelos candidatos a prefeito e que a polarização política tem feito o eleitor apostar mais em perfis de candidatos do que no conteúdo apresentado por eles.

“A questão da proposta, embora tenha gente que cobre, deixou de ser o mais importante em uma disputa eleitoral. As pessoas estão elegendo o perfil de quem elas querem que toque (a gestão). Porque as propostas são basicamente as mesmas. Todo mundo quer melhorar a saúde, reduzir a fila de creche, melhorar o transporte. Tirando algumas propostas de nicho, um candidato mais à esquerda que defenda uma participação maior da gestão direta do município, um candidato mais liberal que vai defender um processo de concessões, mas no fundo, a ideia de uma cidade que funciona não é tão diferente assim. O jeito de fazer, o estilo, é muito o que está sendo discutido”, disse Upiara Boschi.

Confira o podcast Voto+

O novo podcast do Grupo ND traz o colunista Upiara Boschi para debater a política de Santa Catarina com convidados diversos e de forma simplificada para informar a população sobre o que está acontecendo no Estado. Confira os episódios no ND Play e no Spotify.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.