Comer melancia afeta os níveis de ácido úrico no corpo; veja como

Suculenta e muito saborosa, a melancia é rica em vitamina C, ideal para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, especialistas revelaram que substâncias presentes na fruta eliminam os sais de ácido úrico, que se acumulam nas articulações e ficam calcificados no local.

Melancia em um prato

Especialista revela como ingerir a fruta para absorver todos os seus nutrientes- Foto: Unsplash/ND

A médica russa Dra. Banatskaya contou ao portal actualno.com que para dores crônicas nas articulações, é bom ter dias de jejum com consumo de melancia uma vez por semana.

Segundo a especialista, durante esse período de regime, você pode consumir a melancia madura, além de pão integral, pois as substâncias da fruta eliminam os sais de ácido úrico. Justamente por isso a melancia está entre os alimentos permitidos para gota e dores nas articulações.

Benefícios da melancia

Melancia em um prato

Fruta pode trazer diversos benefícios para a saúde – Foto: Pixabay/ND

De acordo com a Dra. Banatskaya, em 100 g de melancia há apenas 30 kcal, sendo considerada uma fruta dietética. Ao todo, 80% de sua polpa é composta por água e os outros 20% por fibras vegetais, microelementos, sacarose, glicose e frutose.

Quanto mais vermelha for a polpa da melancia, mais licopeno (uma substância que normaliza a pressão arterial e que dilata os vasos sanguíneos) ela contém.

Rica em cobre, vitamina A, ácido fólico, vitaminas do grupo B e tiamina, a melancia fortalece as paredes do tecido ósseo, melhora a visão, ajuda na digestão e a quebrar carboidratos que vêm dos alimentos.

Melancias cortadas em um fundo branco

A fruta possui alta concentração de água, proporcionando hidratação e saciedade, além de conter antioxidantes e nutrientes essenciais – Foto: Freepik/ND

Apesar de seus benefícios, a especialista aconselha a não exagerar no consumo para não acarretar em consequências negativas. Pessoas com diabetes devem evitar a melancia, pois ela pode causar picos indesejados nos níveis de açúcar no sangue.

Crianças com menos de 3 anos também não devem consumir a fruta, afirma a especialista.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.