Desafio Rota da Baleia 2024 apresenta 23 praias do litoral sul de SC neste fim de semana

As mais belas praias do litoral sul de Santa Catarina serão cenários de superação de diversão neste sábado (31). O Desafio Rota da Baleia terá a maior edição de sua história, com a participação confirmada de atletas de três países.

Além de brasileiros, de diferentes regiões, corredores da Argentina e do Uruguai marcam presença nas corridas com distâncias de 80 km, individual ou por equipes de até oito corredores, de 40 km e 21 km por Garopaba, Imbituba e Laguna.

Desafio Rota da Baleia terá a maior edição de sua história

Desafio Rota da Baleia terá a maior edição de sua história – Foto: Divulgação/ND

A corrida trail mais bonita do Brasil chega à sua quinta edição. Serão mais de 500 atletas, recorde de participantes para fazer desta a maior edição do histórico do evento.

Os atletas irão encarar os desafios pela costa que forma a chamada Rota da Baleia, região que concentra a maior parte das baleias-francas que todos os anos, durante o período do inverno, procuram as águas da região para dar à luz a amamentar seus filhotes.

Os mamíferos, aliás, costumam ser avistados pelos atletas durante a realização do evento esportivo.

“O Desafio Rota da Baleia nasceu com o propósito de apresentar aos corredores as praias preferidas pelas baleias-francas nesse período. Em cada ano, de alguma forma, elas participam do evento. Além disso, os percursos têm muitas outras atrações. Afinal, são 23 praias, algumas praticamente intocadas, e mais de 10 costões que proporcionam uma experiência que une a corrida ao contato com o que o litoral sul de Santa Catarina tem de melhor, as belezas naturais”, afirma Luís Bittencourt, da On Sports, idealizadora e organizadora do evento.

catletas poderão presenciar a Rota das Baleias no litoral catarinense – Foto: Divulgação/ND

Rota das Baleias

Neste sábado (31), a ação começa nos Molhes da Barra, em Laguna. Nos arredores do local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos, a primeira largada será para os atletas que encaram os 80 km na modalidade individual, às 5h.

Das 5h30 em diante, em um intervalo de 15 minutos cada, pela ordem, serão dadas as largadas para a prova de 80 km por equipes de dois, quatro e oito integrantes.

A corrida de 40 km, também individual, começa às 10h30, com largada no Canto da Praia da Vila, em Imbituba. Já a corrida de 21 km, uma das novidades da edição deste ano e com grande número de atletas inscritos, terá a largada às 13h da Praia do Rosa, no Canto Sul da famosa praia de Imbituba.

O destino final de todas as distâncias e modalidades será o Camping Lagoamar, em Garopaba, na beira da Praia Central.

O Camping Lagoamar recebe a arena do evento. Além de espaço para a confraternização dos atletas após cruzarem a linha de chegada, a arena do Desafio Rota da Baleia 2024 sedia a retirada de kit pelos corredores inscritos.

Na sexta-feira (30), véspera das provas, o espaço atende os participantes das 14h às 19h.

Percurso por mais de 23 praias

Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia 2024 começam na Praia dos Molhes, em Laguna.

Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba.

São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. Em ambas, respectivamente, estarão os portais de largada das provas de 40 km e 21 km.

O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, no Camping Lagoamar, já na Praia Central – Foto: Divulgação/ND

Na corrida de 80 km, o percurso total é dividido em nove postos de controle. Neles ocorre o revezamento de atletas nas modalidades de revezamento de duplas, quartetos e octetos.

A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km. Os atletas encaram trechos de praias, com areias firmes ou fofas, trilhas em costões e também dunas. Menos de 10% do total do trajeto é feito por vias pavimentadas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.