Drones registram 50 flagrantes em primeiro fim de semana de fiscalização

Foto: PRF/Reprodução

Grande maioria das infrações registradas pela PRF foi por uso de celular ao volante

Cerca de 50 flagrantes de infrações ao volante foram registrados no primeiro final de semana de fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizando drones. As novas ferramentas entraram em ação na última sexta-feira (30).

De acordo com o Núcleo de Comunicação da PRF, esse número foi registrado somente na Via Expressa da BR-282, na Grande Florianópolis. Imagens mostram a capacidade de captação dos equipamentos, que visualizam, através do para-brisa, motoristas sem cinto de segurança e até mexendo no celular.

 

Ainda de acordo com a PRF, a grande maioria dos flagrantes deste final de semana foi de uso de celular ao volante. Essa é uma infração de trânsito gravíssima e pode resultar em uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.

As aeronaves não-tripuladas da PRF irão atuar inicialmente nos trechos da Via Expressa e na BR-101, entre São José e Palhoça, onde já há sinalização indicativa deste tipo de fiscalização. Com capacidade de zoom de até sete vezes e podendo voar a altitudes entre 10 e 20 metros, os drones garantem visão privilegiada.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A tecnologia funciona como um “binóculo moderno”, estendendo e ampliando a visão dos policiais, explica Leandro Andrade, chefe da Delegacia PRF em São José. “Os motoristas flagrados não serão abordados no momento do flagrante; em vez disso, as infrações serão registradas para posterior autuação, devido ao grande volume de veículos, à falta de acostamento e à preocupação com a segurança de quem utiliza a rodovia”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.