Arte e Cores: projeto ‘Lagoa, Música e Arte’ renova a beleza da Lagoa da Conceição

Nos últimos anos, a Lagoa da Conceição, um dos cartões-postais mais importantes de Florianópolis, sofreu com o abandono de alguns espaços, marcados por pichações e áreas públicas degradadas. Mas esse cenário, que entristecia o percurso de morros e curvas que levam ao bairro, começou a receber um colorido especial. É o movimento “Lagoa, Música e Arte”, de um grupo de empresários, artistas e entidades representativas, que estão dando uma cara nova a alguns desses espaços.

Liderado pelo empresário João Damian, proprietário da Gelotin, o projeto visa revitalizar a Lagoa, impulsionar o comércio local, atrair turistas e recuperar o seu tradicional brilho. As mãos talentosas de Marcelo Félix transformaram o primeiro, de uma série de três painéis, que estão trazendo mais vida à paisagem da Lagoa da Conceição. 

Na última sexta-feira, 30/07, o espaço que estava abandonado próximo ao Mirante da Lagoa da Conceição foi transformado em um um lindo painel colorido, que foi entregue à comunidade. A obra, que leva o nome “Viva a Lagoa”, é de autoria do artista plástico Luciano Martins, um verdadeiro apaixonado pelo bairro. A revitalização ganhou força em meio à preparação para a 10ª edição do Festival Viva a Lagoa, organizado pela ACIF. O festival, que começou ontem, dia 1º, segue até o dia 30 e contará com mais de 60 eventos, uma ampla programação cultural, artística, gastronômica e empresarial.

Desenvolvimento Regional

O projeto de revitalização da Lagoa é uma das muitas iniciativas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), promovido pela ACIF. Inspirado em modelos internacionais de sucesso, como o Distrito 22@, em Barcelona, e as transformações urbanas de Medellín, na Colômbia, o PDR visa criar distritos de inovação em regiões estratégicas da Capital, incluindo Ingleses, Canasvieiras, Centro, Lagoa e Campeche.

“O objetivo é criar ambientes de inovação que possam permitir o desenvolvimento de territórios, tendo como motor a criatividade, a cultura, a inovação, a colaboração e o empreendedorismo”, explicou Célio Bernardi, presidente da ACIF. Ele destaca que o histórico da ACIF em projetos de desenvolvimento regional, como o movimento “Estreitar” no Estreito, Balneário e Canto, é uma prova do impacto positivo que esses programas podem trazer para a cidade.

Impulso na economia local 

João Damian, idealizador do “Lagoa, Música e Arte”, enfatizou a importância da união entre empresários, entidades e artistas para a transformação do local. “Quando a gente se junta, ACIF, AMOLAGOA, empresários locais e artistas, o resultado é esse. Temos ainda mais dois painéis para pintar e transformar essa realidade que antes, era triste. Aos poucos, vamos revitalizar e trazer de volta à Lagoa a beleza que ela sempre teve”, comentou.

Para Kleber Domingos, presidente da AMOLAGOA, a revitalização de um espaço tão próximo ao Mirante da Lagoa da Conceição é fundamental. “Revitalizarmos esse ponto, mostra o quanto essa iniciativa fará a diferença na vida de quem mora, visita e ama a nossa Lagoa.”

O artista plástico Luciano Martins, que assina os painéis do projeto, reforça a importância da colaboração na revitalização do bairro. “É muito gratificante poder colaborar com o meu habitat, o lugar que escolhi para viver. Mas, a gente não faz nada sozinho. Fica o convite para as pessoas conhecerem o novo painel da Lagoa e empresários apoiarem iniciativas como essa”, disse. Foto 1 – Espaço revitalizado na Lagoa da Conceição 

O post Arte e Cores: projeto ‘Lagoa, Música e Arte’ renova a beleza da Lagoa da Conceição apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.