Operação da Polícia Civil apura irregularidades em serviços de limpeza urbana

As irregularidades teriam ocorrido entre 2017 e 2023. Imagem: PCSC.

Policiais identificaram vários casos onde as medições e pagamentos foram superfaturados

A operação, denominada “Limpeza Urbana”, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (04) pela 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR). O objetivo é apurar um esquema de superfaturamento no serviço de limpeza urbana na Secretaria de Obras do Município de Gaspar, no vale do Itajaí.

As irregularidades teriam ocorrido entre 2017 e 2023 e a investigação teve início depois que a Polícia Civil recebeu documentos e informações sobre serviços relacionados à limpeza urbana, como varrição, carpina e roçada nas ruas do município.

Os policiais identificaram vários casos onde as medições foram superfaturadas, principalmente nas áreas verdes. Em alguns casos os dados superavam até mesmo a extensão do terreno. O esquema contou com a participação de servidores públicos que eram responsáveis pela fiscalização do contrato.

Durante o contrato o serviço, que era prestado para a Secretaria de Obras, passou a ser prestado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar (SAMAE) e a mesma pessoa que ocupava o cargo de Secretário de Obras atualmente ocupa a presidência do SAMAE. Foram realizadas buscas nas casas dos fiscais dos contratos e das pessoas que foram secretários de obras durante os períodos que os pagamentos superfaturados.]

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O esquema contou com a participação de servidores públicos. Imagem: PCSC.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.