Do congelador ao fogo: O que é a amplitude térmica que atinge SC nesta semana

Uma nova frente fria passa por Santa Catarina nesta quarta-feira (4), elevando a cobertura de nuvens ao longo do dia e trazendo chuvas e temporais. Nos próximos dias, é esperada uma grande amplitude térmica, com variações entre 12ºC e 35°C em todo o Estado.

Estado terá grande amplitude térmica a partir desta quarta-feira (4)

SC terá uma grande amplitude térmica nos próximos dias – Foto: Germano Rorato/ND

As chuvas retornam e regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul podem ser atingidas por temporais. As previsões em SC apontam uma significativa oscilação térmica, que pode ser observada em várias regiões:

  • Oeste: mínima 15º C, máxima 35º C;
  • Meio-Oeste: mínima 12º C, máxima 32º C;
  • Serra: mínima 12º C, máxima 27º C;
  • Litoral Sul: mínima 13º C, máxima 25º C;
  • Grande Florianópolis: mínima 16º C, máxima 24º C;
  • Litoral Norte: mínima 15º C, máxima 24º C;
  • Alto Vale: mínima 16º C, máxima 28º C;
  • Planalto Norte: mínima 13º C, máxima 30º C;
Frente fria derruba as temperaturas nesta quarta-feira (4) e podem trazer chuvas ao Estado

Frente fria chega ao Estado nesta quarta-feira (4) e derruba as temperaturas – Foto: Germano Rorato/ND

Como funciona a amplitude térmica?

De acordo com a Climatempo, a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mínima e máxima de um dia. A grande amplitude térmica que atingirá SC nos próximos dias pode ser explicada por alguns fatores climáticos.

Uma das condições que favorecem essa variação é o afastamento da massa de ar frio de origem polar. Isso permite o aquecimento mais rápido do ar.

Além disso, os dias de pré-frontal, que antecedem a chegada do ar polar e da chuva de uma frente fria, também podem promover grandes diferenças de temperatura ao longo do dia.

Temperaturas em algumas regiões do Estado podem chegar a 35ºC

Em contrapartida ao frio, diversas regiões de Santa Catarina terão altas temperaturas – Foto: Deny Campos/ND

Por outro lado, a amplitude térmica pequena tende a ocorrer em dias nublados ou chuvosos, quando o sol aparece pouco ou nem aparece. Nestes dias, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima é pequena.

O Climatempo explica ainda que um dia com garoa, por exemplo, combinado com a entrada de ar frio polar, pode resultar em uma variação mínima de temperatura. Isso mantém os valores mais próximos ao longo do dia.

Frente fria traz temporais para diversas regiões de SC

As mudanças climáticas não apenas afetam a sensação térmica do Estado, mas também têm um impacto direto nas atividades diárias da população. A escolha de roupas – se sai com guarda-chuva ou não – e o planejamento de atividades ao ar livre são um desses impactos.

Temporais chegam ao Estado nesta quarta-feira (4)

Temporais podem atingir SC a partir desta quarta-feira (4), com passagem de frente fria – Foto: Deny Campos/ND

“A temperatura está alta no Oeste. Vai passar uma frente fria nessas próximas horas e vai trazer aumento das nuvens com chuva, temporais localizados e queda na temperatura. Durante o final do dia até à noite, a temperatura diminui, principalmente no Oeste, mas é por conta da frente fria”, explica o meteorologista Piter Scheuer.

O especialista explica que, na quinta-feira (5), a frente fria atingirá outras regiões catarinenses. “Atinge Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte, trazendo chuva, mas (o tempo) vai limpando gradualmente”, conta.

“No decorrer do dia vai melhorando gradualmente do Oeste ao Sul do Estado e diminuindo as temperaturas”, finaliza o meteorologista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.