O que é a lesão de ligamento cruzado anterior que tirou Pedro, do Flamengo, da temporada

O atacante Pedro, do Flamengo, não atua mais na temporada 2024. O jogador teve uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo durante uma sessão de treinamento da seleção brasileira.

Pedro correndo durante treino da seleção brasileira

Pedro sofreu a lesão durante treino da seleção brasileira – Foto: Rafael Ribeiro/CBF/ND

O jogador havia sido convocado pelo técnico Dorival Júnior para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Equador e Paraguai.

Pelo Rubro-Negro, Pedro colecionava números impressionantes em 2024. O atleta anotou 30 gols e outras oito assistências no ano.

A lesão de ligamento cruzado anterior é uma das mais temidas por atletas de alto rendimento.

“O ligamento cruzado anterior é uma estrutura ligamentar que funciona como se fosse uma corda, que liga o osso da coxa, chamado de fêmur, ao principal osso da perna, que é a tíbia. Ele impede que o joelho desloque para frente, ou seja, que a tíbia vá para frente, na hora que é feito algum movimento, estabilizando a rotação”, explica o médico Marco Demange, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo à Agência Brasil.

O giro brusco do joelho pode causar a ruptura do ligamento. Segundo Demange, isso pode ocorrer devido a três fatores.

“O primeiro é quando o ambiente traz uma chance maior de travar o joelho. Por exemplo, no esqui. A segunda situação envolve esportes em que a energia do trauma pode ser potencialmente grande quando o indivíduo aterriza de uma maneira não ideal. Isso pode ocorrer no skate. E a terceira é quando acontecem descontroles inesperados do movimento, como nos esportes de impacto”, descreveu.

Tempo de recuperação da lesão de LCA

A recuperação da lesão de LCA costuma variar de nove meses a um ano. Após o procedimento cirúrgico, o atleta passa por um processo de fisiotaria até o retorno gradual às atividades de alto desempenho.

“O primeiro pilar [do tratamento] é o tempo do ligamento se formar e ficar com resistência equivalente ao antigo. O segundo é o da força muscular. A hora na qual a pessoa faz uma cirurgia de joelho, a musculatura enfraquece temporariamente e é preciso recuperá-la em nível igual ou melhor a de antes da cirurgia”, explica Demange.

Neymar sai de maca com a mão no rosto durante jogo da seleção brasileira

Neymar sofreu mesma lesão durante jogo das Eliminatórias em 2023 – Foto: Pablo PORCIUNCULA /AFP/ND

“O terceiro pilar é o condicionamento aeróbico. Por fim, existe o trabalho de propriocepção, a capacidade de o corpo voltar a entender aquele joelho, a mecânica dele, para executar o movimento correto”, completa.

Pedro sofreu mesma lesão em 2018

Pedro voltou a viver o mesmo drama de 2018. Na ocasião, ainda quando atuava pelo Fluminense, o jogador foi convocado pela seleção brasileira pela primeira vez, curiosamente por Tite, hoje treinador do atleta no Flamengo.

Pedro durante partida pelo Fluminense contra o Cruzeiro em 2018

Pedro se machucou na partida contra o Cruzeiro em 2018 – Foto: Lucas Merçon/Fluminense/ND

Contudo, durante partida contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, o jogador sofreu a mesma lesão, contudo, no joelho direito.

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.