Erro médico fatal: homem morre após fígado ser removido em vez do baço

William Bryan, de 70 anos, faleceu durante uma cirurgia em um hospital na Flórida, após um erro médico. O cirurgião confundiu o órgão que deveria ser removido. Bryan entrou no centro cirúrgico para a retirada do baço, mas teve o fígado retirado por engano.

erro médico fatal

Bryan morreu aos 70 anos, após ter órgão errado removido – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

A esposa da vítima relatou ao New York Post que Bryan foi internado após sentir fortes dores na região. A viúva disse ainda que o cirurgião-geral, Thomas Shaknovsky, e Christopher Bacani, diretor médico do hospital, convenceram a família de que a cirurgia era necessária para evitar complicações graves.

Erro médico

No dia 21 de agosto, Willian Bryan foi submetido a uma esplenectomia laparoscópica assistida. Durante o procedimento, o médico responsável acabou removendo o fígado do paciente, cortando a vasculatura principal que irrigava o órgão e impossibilitando seu reimplante.

De acordo com o processo, o erro causou uma “perda de sangue imediata e catastrófica que resultou em morte”. O engano só foi identificado após o falecimento do paciente.

O médico explicou à esposa que o “baço estava tão doente, que era quatro vezes maior do que o normal e havia migrado para o outro lado do corpo”, o que teria causado a confusão.

Fígado fica localizado no lado direito do abdômen – Foto: Reprodução/ND

O fígado está localizado no lado superior direito do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos.

Já o baço fica no lado superior esquerdo do abdômen, próximo ao estômago, e é significativamente menor, pesando entre 1.100 e 1.400 gramas a menos do que o fígado e com o tamanho aproximado de um punho.

Baço tem tamanho menor comparado ao fígado – Foto: Reprodução/ND

Os advogados que representam a família, alegaram que Shaknovsky também cometeu um erro médico em 2023 ao remover uma parte do pâncreas de um paciente em vez de realizar a ressecção planejada da glândula adrenal.

Além da indenização, a viúva solicita que Shaknovsky seja impedido de exercer a medicina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.