5 medicamentos que não devem ser misturados com magnésio

Essencial para o corpo humano, o magnésio auxilia no funcionamento do organismo em diversas funções, como a muscular, no metabolismo energético, na formação de ossos e no funcionamento neuromuscular. Mas, apesar de ser benéfico para a saúde, se misturado com outros medicamentos o magnésio pode causar reações adversas.

Magnésio e comprimidos em fundo rosa

Veja quais medicamentos você não deve misturar com esse mineral essencial – Foto: ILONA SHOROKHOVA/ND

De acordo com o portal americano de saúde Health, o magnésio é necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, incluindo  controle do açúcar no sangue, regulação da pressão arterial e função dos músculos e nervos.

Ele pode ser encontrado em nozes, sementes, legumes, grãos integrais, frutas como bananas e abacates, e vegetais de folhas verdes escuras. Também está em forma de suplemento nutricional.

Alimentos fonte de magnésio

Mineral essencial pode ser encontrado em diversos alimentos – Foto: Freepik/ND

A suplementação de magnésio não é recomendada, a não ser que você tenha deficiência do mineral. Saiba quais medicamentos não devem ser misturados com esse mineral tão importante.

Lista de medicamentos que não devem ser misturados com o magnésio:

  • Antibióticos: o magnésio pode interagir com alguns antibióticos, como demeclociclina, doxiciclina, e antibióticos quinolonas, como ciprofloxacino e levofloxacino. Se misturados com o mineral, os medicamentos podem não ser bem absorvidos pelo corpo.
  • Diuréticos: ingerir diuréticos junto com esse mineral essencial pode aumentar ou diminuir a perda de magnésio pela urina, dependendo do tipo de diurético tomado. Se misturados, podem causar uma hipomagnesemia, condição em que os níveis de magnésio no sangue ficam perigosamente baixos, o que pode causar fraqueza muscular, hiperexcitabilidade e sonolência.
  • Bifosfonatos: de acordo com o portal americano, suplementos ricos em magnésio podem diminuir a absorção de bifosfonatos orais, uma família de medicamentos usados para tratar osteoporose.
  • Inibidores da Bomba de Prótons (IBP):  quando consumidos por longos períodos de tempo, medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBP), que tratam úlceras pépticas e aliviam os sintomas de refluxo ácido, podem causar níveis baixos de magnésio no sangue.
  • Zinco: outro mineral essencial que, em pequenas quantidades, ajuda a manter a saúde. Pesquisas descobriram que tomar doses muito altas dos dois minerais juntos pode afetar a capacidade do corpo de absorver e regular o magnésio.
Suplemento de magnésio na mão de um homem

Misturar medicamentos e esse mineral essencial pode causa efeitos adversos – Foto: Unsplash/ND

Se você ingere algum dos medicamentos citados, procure um especialista para saber qual a melhor forma de consumi-los e identificar possíveis problemas ou efeitos negativos na saúde, já que o magnésio pode causar rubor na pele, dor abdominal, reflexos comprometidos, diarreia, náusea ou vômito.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.