Barragem de Ituporanga está situação crítica, diz Governo de SC

O governo de SC publicou o edital de licitação para obras de manutenção e admitiu situação crítica na estrutura da Barragem de Ituporanga. Além disso, o poder executivo estadual detalhou as falhas da barragem.

Barragem de Ituporanga apresenta inúmeros problemas – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Conforme o documento, a situação é crítica para a falha no conduto metálico da C4. Isso por causar uma ruptura na estrutura da barragem, podendo levar ao colapso se o concreto entre o enrocamento e a galeria ruir.

Vale lembrar que a barragem opera desde março de 1976 e nestes quase 50 anos, nunca recebeu manutenção. Por conta disso, equipamentos hidráulicos essenciais, como as comportas C4 e C5, estão inoperantes, comprometendo a operacionalidade e a segurança da barragem.

Conforme o governo do Estado, as fortes chuvas ocorridas durante outubro e novembro de 2023 causaram um agravamento de danos já existentes na blindagem e conduto da comporta C4.

Os danos causaram também uma inundação na sala das comportas, área crucial para a operação da barragem.

Atualmente, a barragem opera com três, das cinco, comportas de fundo. A comporta C4 está permanentemente fechada devido ao rompimento do pistão e, principalmente, por um furo em seu conduto, permitindo a entrada de água na sala das comportas.

As fortes chuvas ocorridas durante outubro e novembro de 2023 causaram um agravamento de danos já existentes - Divulgação/Reprodução/ND

1
3

As fortes chuvas ocorridas durante outubro e novembro de 2023 causaram um agravamento de danos já existentes – Divulgação/Reprodução/ND

A comporta C4 está permanentemente fechada devido ao rompimento do pistão - Divulgação/Reprodução/ND

2
3

A comporta C4 está permanentemente fechada devido ao rompimento do pistão – Divulgação/Reprodução/ND

Já a C5, está permanentemente aberta devido ao rompimento da rede hidráulica de acionamento - Divulgação/Reprodução/ND

3
3

Já a C5, está permanentemente aberta devido ao rompimento da rede hidráulica de acionamento – Divulgação/Reprodução/ND

Já a C5, está permanentemente aberta devido ao rompimento da rede hidráulica de acionamento.

Início da manutenção da Barragem de Ituporanga

A empresa responsável pela manutenção na barragem ainda não foi definida. Isso porque a licitação continua com inscrições abertas.

Segundo o governo do Estado, a escolha pelo processo licitatório, em vez de uma contratação direta, foi por conta da alta complexidade do processo, assim, será feita uma obra de transformação, com a troca de todas as comportas e automação de todas.

Com isso, a expectativa é que a contratação seja concluída até o início de setembro. Assim que a empresa for contratada, a manutenção pode começar imediatamente.

A barragem de Ituporanga vai receber a substituição de todas as, cinco comportas, revisão das galerias de concreto, substituição da blindagem metálica e restauração do sistema elétrico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.