Dono de posto em Lages é denunciado por ordenar ‘sumiço’ de cães de rua de sua propriedade

O dono de posto de combustíveis em Lages, na Serra catarinense, foi denunciado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) por maus-tratos a cães de rua, depois que um vídeo que mostra dois de seus funcionários colocando os animais em um caminhão, puxando-os com cordas em seus pescoços, começou a circular na internet (assista abaixo).


Dono de posto de combustíveis em Lages, na Serra catarinense, foi denunciado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) por maus-tratos a cães de rua – Vídeo: Reprodução/Redes sociais/ND

Segundo a denúncia, o empresário determinou que os funcionários retirassem os cachorros do local e os levassem para um local distante. Os animais foram então conduzidos para o bairro Pinheiro Seco, que fica a cerca de oito quilômetros do posto, e abandonados sem água nem comida, caracterizando, portanto, crime de maus-tratos.

A cena foi filmada no dia 22 de julho deste ano e revoltou a população de Lages. Na época, o MPSC instaurou uma notícia de fato para apurar o caso e, nesta sexta-feira (6), denunciou o dono do posto à Justiça com base no relatório da Polícia Militar Ambiental.

Segundo o MPSC, o objetivo da denúncia é que o dono do posto de combustíveis responda criminalmente por maus-tratos a animais. A pena para esse crime é de dois a cinco anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Já os funcionários que foram filmados colocando os cachorros no caminhão aceitaram firmar acordos de não persecução penal com o MPSC para não enfrentarem ações judiciais. Eles confessaram as práticas e irão pagar R$ 1.000 cada um a título de prestação pecuniária. Os recursos, segundo o MPSC, serão destinados para a Polícia Militar Ambiental, ajudando a melhorar a estrutura do órgão.

Cães de rua sendo colocados em caminhão

Funcionários que foram filmados colocando os cachorros no caminhão aceitaram firmar acordos de não persecução penal com o MPSC para não enfrentarem ações judiciais – Foto: Reprodução/Redes sociais/ND

A reportagem não conseguiu contato com os envolvidos. Este espaço permanece aberto para manifestação.

Cães de rua foram resgatados e estão disponíveis para adoção

Após o resgate, os animais passaram pelo centro de zoonoses e atualmente estão na fila para adoção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.