Setembro Amarelo: conheça 5 sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica

“Eu não fazia ideia que meu filho…” é uma das frases que os profissionais da área da saúde mental mais escutam. Neste Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgou alguns sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica.

Isolamento é um dos sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica

Assim como os adultos, crianças e adolescentes podem enfrentar sofrimento psicológico intenso – Foto: Reprodução/Anthony Tran/Unsplash

A saúde mental das crianças e adolescentes se manifesta com frequência em pequenos gestos e mudanças de comportamento. Quando as atitudes de um jovem mudam de forma repentina, podem indicar um alerta de que algo não vai bem.

A psicóloga Simone Scheibe, do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, explica a importância dos pais ficarem atentos aos sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica. Os indícios incluem mudanças de humor, isolamento e dificuldades na escola.

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio no Brasil

Setembro Amarelo é a campanha brasileira de prevenção ao suicídio – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

“Muitas vezes os pais estão na correria do dia a dia ou têm a ideia de que as crianças e adolescentes nunca vão passar por sofrimentos psicológicos mais intensos, mas isso pode acontecer”, esclarece a psicóloga.

Conforme alerta a Secretaria da Saúde, observar e entender esses comportamentos “é essencial para oferecer o apoio necessário, garantindo que nossos jovens recebam o cuidado que merecem”.

Confira 5 sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica

Filho chora no colo da mãe

A psicóloga aconselha os pais a escutarem seus filhos sem julgamentos e cobranças – Foto: Reprodução/Jordan Whitt/Unsplash

Em vídeo publicado pela Secretaria da Saúde na quarta-feira (4), a psicóloga Simone Scheibe orienta os pais a observarem cinco sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica:

  1. Mudanças bruscas de comportamento
  2. Mudanças no sono e no apetite
  3. Perda de interesse em atividades que gostava
  4. Isolamento
  5. Uso de roupas muito fechadas em clima quente

O sofrimento dos jovens pode se manifestar em queixas corporais. “A criança ou o adolescente às vezes não consegue expressar seus sentimentos em palavras, mas as dores aparecem no corpo”, adverte a profissional da saúde.

Adolescente deprimido de moletom e capuz

O uso de roupas muito fechadas, mesmo no calor, é um dos sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica – Foto: Reprodução/Christian Erfurt/Unsplash

O sono e o apetite estão entre os principais indicadores de saúde mental, tanto em adultos quanto crianças. A falta de interesse por atividades que antes eram prazerosas também pode ser um dos sinais de que seu filho precisa de ajuda psicológica.

O isolamento e a preferência por roupas fechadas, mesmo no calor, é um alerta em especial para os adolescentes, que podem ser vítimas de autolesão e problemas de autoestima.

“Isso pode ser um indicativo de que eles estão tentando esconder um sofrimento pela automutilação”, alerta Simone Scheibe.

Menino chorando esconde o rosto com as mãos

O sofrimento psicológico pode se manifestar em dores pelo corpo – Foto: Reprodução/Lucas Metz/Unsplash

Além desses sinais, é muito importante investir em fatores de proteção a esse sofrimento. “Menos telas em família e mais conexão, mais convivência, mais escuta ativa sem julgamento do seu filho, sem tantas cobranças, mas entendendo o que ele está vivendo no seu dia a dia”, conclui a psicóloga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.