Conheça as 5 principais causas e sintomas da síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma condição gastrointestinal crônica que afeta o funcionamento principalmente do intestino grosso, causando dores abdominais, inchaço, diarreia e constipação. Suas causas exatas, porém, não são bem compreendidas, mas alguns fatores podem colaborar para o surgimento da doença.

Imagem ilustrativa da Síndrome do Intestino Irritável

Transtorno pode atrapalhar a vida da pessoa afetada causando dores insuportáveis – Foto: Reprodução/ND

Em vídeo, a nutricionista Gisela Savioli revela cinco das principais causas da síndrome do intestino irritável que, segundo ela, muitas vezes são desconhecidas.

Mulher com muita dor abdominal

Síndrome do intestino irritável pode causar dores intensas no abdômen e diarreia – Foto: drazen_zigic/ND

Causas da síndrome do intestino irritável:

Alterações na motilidade intestinal (mecanismo do sistema gastrointestinal que mistura os alimentos aos sucos digestivos): “os músculos do intestino simplesmente funcionam de uma maneira inadequada. Ou rápido demais ou lento demais, o que pode provocar diarreia ou constipação”, diz Gisela.

Falta de serotonina: “a serotonina sintetizada pelas células enteroendócrinas é considerada o nosso segundo cérebro. Essas células desempenham um papel importantíssimo na produção de mediadores químicos e hormônios, inclusive a serotonina, que controlam a motilidade intestinal”, explica a especialista.

Desequilíbrio da microbiota intestinal: a nutricionista revela que um desequilíbrio das bactérias que habitam o intestino pode afetar a saúde gastrointestinal e contribuir para mais sintomas da Síndrome do intestino irritável.

Inflamação de baixo grau: inflamação constante e leve no intestino, o que a especialista chama de “pequeno incêndio ocorrendo o tempo todo”, é uma das causas para o transtorno.

Fatores emocionais e psicológicos: “pessoas que têm Síndrome do intestino irritável geralmente são pessoas muito ansiosas, o estresse é sempre o copo meio vazio”, diz Gisela. Ela explica que existe uma forte ligação entre o sistema nervoso central e o trato gastrointestinal.

Mulher praticando exercícios físicos

Exercícios podem ajudar a aliviar os sintomas do transtorno – Foto: Freepik/ND

Por fim, a especialista recomenda a prática de exercícios físicos para melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável e consumir maçãs cozidas, pois ajuda a recompor a microbiota intestinal, especialmente durante crises.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira o vídeo completo da especialista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.