O que é procedimento de amputação do reto feito por Preta Gil

A cantora brasileira Preta Gil, de 50 anos, precisou fazer uma cirurgia de amputação do reto durante o tratamento contra o câncer colorretal – diagnosticado em 2023. Em agosto, Preta descobriu a recidiva do câncer, dessa vez, em quatro novos pontos.

Cantora Preta Gil - mulher negra, gorda posando em pé usando um top em pedrarias que cobre apenas os mamilos. Ela usa calça branca e faz expressão séria no rosto

Preta Gil revelou ter feito procedimento durante o tratamento contra o câncer, em 2023 – Foto: Alex Santana/Reprodução/Instagram @pretagil/ND

O que é cirurgia de amputação do reto feita por Preta Gil

A amputação abdominoperineal do reto, mais conhecida como amputação do reto, é a remoção do canal anal e da parte final do intestino grosso. O procedimento fecha completamente a abertura na região.

Com a remoção, o cirurgião também realiza uma colostomia – abertura artificial que liga o intestino à parede abdominal – para o esvaziamento do intestino.

O oncologista Lucas Milton Espíndola explica que a cirurgia permite a remoção por completo do câncer, quando a doença se desenvolve na parte inferior do reto.

“Ela traz como consequência a necessidade da realização de uma colostomia, a conhecida bolsinha do intestino, que serve para coletar as fezes através de um saco específico nas pessoas que têm a saída do intestino através da barriga, após a amputação do reto”, diz.

Indicações do procedimento, segundo o especialista:

  • Pacientes em que o câncer não desapareceu com auxílio da quimio e/ou radioterapia;
  • ⁠Pacientes que fizeram tratamentos iniciais e que seguem com a doença restrita à região do reto.

“Além da adaptação ao funcionamento da nova conformação do intestino, que é a colostomia, é necessário repouso para a recuperação, evitando impactos no local da cirurgia e da colostomia”, recomenda o médico.

Cantora foi diagnosticada com câncer em 2023

Em janeiro do ano passado, Preta Gil anunciou o diagnóstico de um adenocarcinoma na porção final do intestino. A primeira fase do tratamento durou até julho, com sessões de quimio e radioterapia.

Em 22 de agosto, a cantora passou por uma cirurgia de remoção dos tumores no intestino e no reto e comemorou a retirada total das células cancerígenas. Após o procedimento ela chegou a utilizar uma bolsa de ileostomia que ajudava na recuperação – e foi tirada em 30 de novembro em uma nova cirurgia, para a reconstrução do trato intestinal.

Em dezembro de 2023, Preta Gil anunciou que estava em fase de remissão da doença, mas oito meses depois, em agosto deste ano, ela comunicou que precisou reiniciar o tratamento para o câncer.

“Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta”, contou a cantora nas redes sociais, mês passado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Preta Gil (@pretagil)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.