Se você quer que seu filho o respeite quando crescer, diga adeus a esses 4 hábitos

Todo pai quer ser respeitado pelo filho, não importa em qual momento da vida. Alguns esquecem, no entanto, que esse valor deve ser mútuo e construído aos poucos, ao longo de vários anos, desde a primeira infância da criança.

Imagem mostra mão de filho criança repousada sobre a mão do pai

Confira hábitos que ajudam a construir uma relação de respeito mútuo entre pais e filhos – Foto: Pexels

Exista uma teoria na psicologia que destaca a importância de construir relações saudáveis e empáticas entre pais e filhos para que as crianças se tornem adultos funcionais: a Teoria do Apego.

Desenvolvida pelo psicólogo britânico John Bowlby na década de 50, a teoria é uma das principais sobre o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Ela afirma que os laços emocionais formados na primeira infância, particularmente com os pais ou responsáveis, são essenciais para o desenvolvimento saudável ao longo da vida.

Ou seja, nutrir uma boa relação com seu filho nos primeiros anos de vida dele pode ditar como serão os próximos anos de convivência da família.

4 hábitos para abandonar na criação de seu filho

Punição física e gritos

Estudos mostram que o uso de punição corporal e gritos pode ter efeitos negativos no desenvolvimento emocional, psicológico e cognitivo da criança.

Além de não serem eficazes a longo prazo, a agressividade pode gerar problemas de comportamento em seu filho, como ansiedade e depressão​.

Desrespeito mútuo

Pais que não modelam respeito em suas relações (seja entre eles ou com outras pessoas) têm menos chances de serem respeitados por seus filhos, aponta Thomas Lickona, psicólogo e educador que foi chamado de “o pai da educação moderna de caráter”.

Segundo o especialista, demonstrar respeito através das palavras e ações em todas as interações sociais é essencial para ensinar esse valor para a criança.

Ignorar comportamentos desrespeitosos

O psicólogo também destaca que permitir que a criança seja grosseira e não corrigi-la de forma clara e consistente aumenta a probabilidade de que o desrespeito se torne um hábito.

Correções pequenas e constantes ajudam a moldar o comportamento e estabelecer limites saudáveis, mas, ressaltando, de uma forma não agressiva.

Falta de afeto e atenção

A ciência mostra que crianças que recebem menos afeto dos pais tendem a desenvolver mais problemas de saúde mental e dificuldades em se relacionar com outras pessoas.

O carinho físico e emocional é fundamental para criar um vínculo positivo e garantir o respeito futuro​.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.