Imigração, economia e Taylor Swift: como foi o primeiro debate nos EUA entre Trump e Kamala

O primeiro debate para a presidência dos Estados Unidos colocou frente a frente Donald Trump e Kamala Harris na noite de terça-feira (10). Essa foi a primeira vez que o republicano e a democrata se encontraram pessoalmente.

primeiro debate nos EUA entre Trump e Kamala

Primeiro debate entre Trump e Kamala ocorreu na noite desta terça-feira (10) – Foto: AFP/ND

As informações são do portal R7. O debate entre Trump e Kamala foi realizado pela ABC News, com transmissão para todo o Brasil ao vivo pela RECORD NEWS, com tradução simultânea.

O embate entre Trump e Kamala começou com a discussão sobre a economia. A vice-presidente afirmou que Trump não mudou o plano de governo e que o candidato adversário  governa para as grandes empresas.

“Eu sou a única pessoa nesse palco que tem um plano para elevar a classe média e todo o povo americano”, disse.

O republicano respondeu que os Estados Unidos, atualmente, estão com uma inflação “nunca vista antes” e talvez uma das piores na história.

“Eu criei uma das melhores economias da história do nosso país e vou fazer isso mais uma vez, e melhor ainda”.

Trump fala que imigrantes comem cachorros nos EUA e é desmentido ao vivo

Questões sobre imigração dominaram boa parte do embate.

“Sou a única pessoa aqui em cima que colocou em pauta a questão de armas, drogas e imigrantes. Mas o Congresso dos EUA, que tem grandes conservadores, veio com a questão das fronteiras. Eu tentei que as fronteiras funcionassem. Sabe o que ele fez? Trump ligou para os comparsas dele e pediu para que não fosse aprovado”, disse Kamala.

O republicano rebateu dizendo que se Harris se tornar presidente dos Estados Unidos, o país vai se tornar uma Venezuela com anabolizantes.

“Permitiram criminosos, terroristas e ladrões de rua entrarem em nosso país. […] Os países removem seus criminosos das ruas e exportando para o nosso país”, rebateu Trump.

Em determinado momento, Trump fez uma afirmação e foi desmentido ao vivo.

“Em Springfield, os imigrantes estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets de pessoas que moram lá”, afirmou Trump.

Logo em seguida, o mediador da ABC News chamou atenção e disse que a produção do debate entrou em contato com a prefeitura de Springfield para checar a afirmação que foi desmentida.

Opinião de Trump e Kamala sobre conflito entre Israel e Hamas

Quando o tema foi o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, Kamala disse que “Israel tem que se defender, como nós nos defenderíamos”. Trump declarou que “essa guerra tem que acabar”.

A guerra entre Rússia e Ucrânia também foi tema. “Se fosse presidente, a Rússia jamais teria entrado na Ucrânia e matado milhões de pessoas. Vou acabar com a guerra antes de ser presidente. Quero que essa guerra acabe, quero salvar as vidas que estão sendo desperdiçadas. Eu conheço Putin muito bem, tenho bom relacionamento, as pessoas respeitam a mim como presidente, não a Biden”, disse Trump, aproveitando para provocar o atual presidente americano.

“Juntamos 50 países para dar apoio a Ucrânia, graças ao nosso suporte, defesa aérea, munição e artilharia, e graças a nós a Ucrânia está de pé”, rebateu Kamala.

Taylor Swift escolhe entre Trump e Kamala após ver foto manipulada por inteligência artificial

A cantora americana Taylor Swift anunciou apoio à candidata democrata Kamala Harris na eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos contra o republicano Donald Trump.

“Vou votar em Kamala Harris e Tim Walz na eleição presidencial de 2024”, escreveu a grande estrela da música pop no Instagram, minutos após o primeiro debate entre os dois candidatos.

“Vou votar em Kamala Harris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito que precisam de uma guerreira para defendê-los”, escreveu.

Cantora divulgou escolha entre Trump e Kamala – Foto: Instagram/Reprodução/ND

“Acho que ela é uma líder de mão firme e talentosa. Acredito que podemos conquistar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos”, acrescentou.

Talyor Swift permaneceu em silêncio sobre as eleições até terça-feira, quando explicou que a descoberta de imagens geradas por inteligência artificial nas quais aparecia apoiando o candidato republicando a motivaram se pronunciar sobre quem escolheu entre Trump e Kamala.

“Isso me levou à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora”, escreveu. “A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade”, acrescentou.

No entanto, a cantora reforçou que cabe aos seus fãs escolherem entre Trump e Kamala.

“Fiz minha pesquisa e fiz minha escolha. Sua pesquisa é toda sua, e a escolha é sua para fazer”, destacou.

Embora sem um posicionamento aberto a favor dos democratas até o momento, outra megaestrela da música, Beyoncé, autorizou o uso de sua canção “Freedom” em anúncios e comícios de campanha de Kamala Harris.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.