Recorde impressionante: encontrada a baleia mais velha do mundo

Um fragmento de flecha datado aproximadamente da década de 1880 foi descoberto em uma baleia o que, segundo cientistas, significa que o animal tinha aproximadamente 130 anos na época. Biólogos acreditam que a baleia-da-groenlândia pode ser “o mamífero vivo mais antigo da Terra”.

Na imagem são mostradas três baleias-da-groenlândia nadando no oceano. Já foram tão comuns que os baleeiros britânicos a chamavam de baleia comum. Hoje ainda existem cinco populações em todo o mundo.

A baleia-da-Groenlândia é considerada um dos mamíferos com maior longevidade – Foto: Henrico Pescantini/Reprodução ND

A descoberta da baleia mais antiga do mundo

Uma equipe de mergulho da Universidade de Hokkaido, no Japão, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e do Instituto de Recursos Naturais da Groenlândia passaram cinco meses estudando os registros de mergulho de 12 baleias que foram marcadas na Baía de Disko, no oeste da Groenlândia.

Os fragmentos do arpão foram encontrados alojados no pescoço do animal depois que baleeiros do Alasca capturaram a criatura marinha em 2007. Eles precisaram de uma motosserra para extrair sua carne.

Os fragmentos pertenciam a uma lança de bomba do século XIX. Segundo especialistas a lança foi fabricada numa fábrica na Nova Inglaterra. Os cientistas ficaram impressionados com a resiliência do animal.

“A espessa camada de gordura da baleia-da-groenlândia aparentemente a protegeu de ferimentos mais graves causados ​​pelo arpão”, explicou John Bockstoce, curador do Museu Baleeiro de New Bedford, em Massachusetts.

A Baleia-da-groenlândia

A baleia-da-groenlândia ( Balaena mysticetus ) é uma espécie de até 18 metros de comprimento. Encontrada nos mares do Ártico, esse mamífero pode viver mais de 200 anos, o que torna os mamíferos com a maior expectativa de vida.

A imagem mostra o mapa de distribuição da baleia-da-groenlândia. As áreas em azul correspondem ao habitat das baleiais.

Mapa de distribuição da baleia-da-groenlândia. – Foto: Internet/Reprodução ND

Em média, as fêmeas são maiores que os machos, medindo 18 metros e pesando 80 toneladas. Os machos têm em média aproximadamente 15 metros.

A imagem de 1840 mostra uma gravura de uma Baleia-da-Groelândia sendo caçada.

Gravura de uma Baleia-da-Groelândia sendo caçada (1840) – Foto: Internet/Reprodução ND

É o mamífero com a maior longevidade

Inspirados por esta descoberta, os cientistas examinaram a idade de outras da mesma espécie: um foi estimado em 211 anos, enquanto outras foram estimadas entre 135 e 172 anos.

Esta descoberta mostrou que a longevidade dessa espécie é muito maior do que se pensava originalmente. Pesquisadores do CSIRO da Austrália estimaram a expectativa de vida natural máxima das baleias-da-groenlândia em 268 anos, com base em análises genéticas .

Uma nova investigação mostra que esses animais têm um metabolismo particularmente lento e uma camada de gordura de até 70 cm que protege contra o frio glacial, ferimentos e envelhecimento.

A caça de baleias

De acordo com historiadores, a caça às baleias têm registro em pinturas rupestres de 8 mil anos atrás. Naquela época, esses animais eram capturados quando passavam muito próximos à costa.

Durante o século 19 a forma de caçar mudou. Os caçadores começaram a utilizar grandes navios, os baleeiros e o abate ainda era realizado com o auxílio de arpões manuais. A Noroega, Inglaterra, Japão e Estados Unidos eram alguns dos países que praticavam a caça às baleias.

A caça tinha como principal motivo a obtenção de carne para consumo humano e a extração de óleos para abastecer os lampiões utilizados na iluminação das cidades.

Só em meados de 1920 o arpão de mão foi substituído pelo arpão mecânico. Essa arma possui um explosivo em sua ponta e é lançada com o auxílio de um canhão.

Infelizmente até hoje as baleias são mortas através do método do arpão mecânico com granada explosiva. Cerca de 30 cm da pele do animal é perfurado em sua carne antes da granada detonar e matar o animal por hemorragia em um período de alguns minutos a um pouco mais de uma hora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.