Santa Catarina pode registrar fenômeno de ‘Chuva Preta’ nos próximos dias

Foto: Radio Bandeirantes

Algumas cidades do Rio Grande do Sul relataram o acontecimento na segunda-feira (09)

Nos próximos dias, Santa Catarina pode enfrentar um fenômeno conhecido como “chuva preta”, resultado de uma frente fria que avança do Rio Grande do Sul em direção ao estado, ao Paraná e ao sul do Mato Grosso do Sul. O fenômeno ocorre quando fuligem de queimadas se mistura com a água da chuva, dando à precipitação uma coloração escura.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, é possível que o fenômeno aconteça em algumas regiões de Santa Catarina: “Não de maneira generalizada, mas de maneira pontual em algumas cidades aqui do estado pode sim ter essa chuva por conta dessas partículas, milhares de partículas que a gente tem aí na atmosfera associada à poluição”, explica Scheuer.

 

O fenômeno já foi registrado no Rio Grande do Sul, em cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte, na última segunda-feira (9). A combinação de ventos com as cinzas de queimadas, principalmente na Amazônia e no Pantanal, pode provocar a repetição do evento em outras partes da região Sul.

A “chuva preta” destaca a gravidade das queimadas em várias áreas do país, que continuam a afetar o meio ambiente e as condições atmosféricas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.