UFSC na Mídia: pesquisadores desenvolvem satélite para monitoramento das queimadas pelo país

O modelo está passando por diversos testes até o seu lançamento, previsto para março do ano que vem. Foto: Globoplay.

Nos últimos dias, o Brasil tem sido cenário de emergência climática devido aos milhares de focos de incêndio no país. Nesta segunda-feira, 16 de setembro, a NSC TV produziu uma reportagem para o Bom Dia Santa Catarina, disponível no Globoplay, sobre um satélite inédito que vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para monitorar as queimadas no país.

O professor Eduardo Augusto Bezerra, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab) da UFSC, e os estudantes de engenharia João Barcellos, Caique Sales e Carlos Augusto Freitas, que estão participando do projeto de desenvolvimento do satélite, foram fonte para a notícia.

Na reportagem Pesquisadores da UFSC desenvolvem satélite para monitorar queimadas no país, o docente da UFSC explica que a ideia é produzir vários satélites de pequeno porte, pois o custo também é reduzido. “Nós vamos ter vários satélites e vamos conseguir ter um monitoramento praticamente em tempo real do que está acontecendo. Então, se iniciou uma queimada em algum lugar, o satélite vai capturar”, explica Eduardo.

De acordo com a reportagem, o satélite pode ser o primeiro do Brasil a ser lançado em órbita a partir do território nacional. O satélite vai ficar a 600km de altura e deve gerar informações ambientais de todo o território brasileiro, por pelo menos um ano. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2019 e conta atualmente com 25 pesquisadores da Universidade. O lançamento do satélite está previsto para março do ano que vem.

Confira a reportagem na íntegra:
Pesquisadores da UFSC desenvolvem satélite para monitorar queimadas no país

Adicionar aos favoritos o Link permanente.