Plástica pós-parto? Médica explica por que procedimentos estéticos são vetados neste período

A influenciadora Virginia Fonseca e o cantor Zé Felipe celebraram recentemente a chegada de seu terceiro filho, José Leonardo. Com todos os detalhes do parto pulverizados pelas redes sociais, uma questão chamou a atenção: a presença de dois cirurgiões plásticos durante o parto. No entanto, não houve procedimentos estéticos, apenas um cuidado especial com a cicatriz da cesárea.

Imagem mostra pontos dados por médicos em paciente na mesa de cirurgia para ilustrar que procedimentos estéticos são vetados após o parto

Procedimentos estéticos são vetados no pós-parto – Foto: Pexesl / ND

E se restava alguma dúvida sobre Virginia ter feito ou não algum outro procedimento estético logo após o parto, a Dra. Narayana Serpa, médica especialista em cirurgia estética afirma que as possibilidades são praticamente nulas.

“Nenhum procedimento é indicado no pós imediato. Isto porque as mulheres estão com os hormônios muito diferentes devido à gestação e podem sofrer complicações gravíssimas, inclusive a morte”.

Todos os procedimentos estéticos pós-parto são vetados?

Nem o fechamento da diástase ou uma abdominoplastia seriam permitidos. “A única coisa que o cirurgião pode fazer de verdade é a cicatriz de melhor qualidade”.

A especialista também explicou qual a diferença entre a cicatriz feita por um obstetra e por um cirurgião plástico.

“O diferencial é justamente a qualidade da cicatriz. Para que um paciente tenha um ganho estético em uma cirurgia plástica convencional, por exemplo, ele precisa desse cuidado, que é completamente diferente de um obstetra ou um cirurgião geral”.

A diferença está nas técnicas e materiais utilizados. “O cuidado começa desde a forma como o corte é feito. Além disso, usamos pontos com fios especiais e uma cola cirúrgica, onde não há pontos externos na pele, apenas internos, então a tendência é ter um resultado quase imperceptível”.

Além disso, o sucesso do resultado também depende do cuidado posterior por parte da paciente. A médica afirma que o acompanhamento com o cirurgião deve continuar até a cicatrização estar completa.

“Os cuidados básicos são os mesmos, não fazer esforço, não levantar peso para não haver o estiramento da área. Fora isso, nós usamos curativos especiais, cremes ou fitas de silicone que também melhoram a qualidade da cicatriz e consultas frequentes ao cirurgião, porque se houver algum ponto inflamado ou característica de queloide ou cicatriz hipertrófica, para que seja corrigido de imediato”, afirma.

Virginia também desperta a curiosidade dos seguidores por manter o resultado dos procedimentos estéticos feitos antes das gestações, retomando o corpo inicial pouco após o nascimento. Além do fator genético, a médica destaca os cuidados da influenciadora ao longo da gestação.

“Para preservar o resultado da sua cirurgia, o ideal é ter um ganho de peso bem controlado durante a gestação, para não gerar tanta flacidez do abdômen. Até uma lipo HD pode se manter, mesmo com um pouco mais de gordura localizada. É importante manter uma rotina de atividades físicas durante e após a gestação e uma alimentação regrada”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.