Como uma rolha de vinho na geladeira pode te ajudar a economizar energia elétrica

Diante do aumento das contas de energia, muitos estão buscando formas de reduzir o consumo. Uma solução curiosa que se tornou viral envolve colocar uma rolha de vinho dentro da geladeira. Segundo especialistas, essa técnica simples pode ajudar a reduzir o consumo elétrico do aparelho.

Rolha de vinho dentro de garrafa, sendo puxada por material metálico

Colocar rolha de vinho na geladeira pode te ajudar a economizar – Foto: Canva/Divulgação/ND

Quando a geladeira não está completamente cheia, há mais espaço vazio que precisa ser refrigerado, forçando o motor a trabalhar mais para manter a temperatura.

Colocar rolha de vinho dentro do aparelho reduz o volume de ar que precisa ser resfriado, resultando em menor esforço do motor e, consequentemente, em economia de energia.

Mulher olhando dentro de geladeira e rolha de vinho pequena entre outros alimentos

A rolha de vinho funciona como um moderador do fluxo de ar dentro da geladeira – Foto: Canva/Divulgação/ND

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a rolha de vinho funciona como um moderador do fluxo de ar dentro da geladeira. Ele ajuda a direcionar o ar frio para as áreas que precisam mais de refrigeração.

O material leve e poroso da rolha de vinho permite que o ar seja distribuído de maneira mais uniforme, o que exige menos do motor do aparelho.

Rolha de vinho possui outros benefícios

Além de economizar energia, a rolha de vinho também podem ajudar a reduzir a formação de gelo. O acúmulo de escarcha dentro da geladeira aumenta o consumo energético, pois o motor precisa trabalhar mais para manter a temperatura.

Com a distribuição de ar mais equilibrada, a rolha reduz essa acumulação, evitando que o eletrodoméstico consuma mais energia do que o necessário.

Muitas rolhas de vinho

Essa técnica simples e acessível se mostra uma aliada na economia de energia, com base em princípios práticos e no uso eficiente do espaço dentro da geladeira – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.