Benzedeira Camila Gomes ocupa o palácio Cruz e Sousa

O espaço que já foi casa dos administradores do Estado, será palco para a apresentação gratuita do espetáculo Roda de Benção 

Nesta quarta-feira (18), às 17h, o Museu Cruz e Sousa será palco para a apresentação “Roda de Benção”, de Camila Gomes, considerada a benzedeira mais jovem de Florianópolis. O evento, que é gratuito, muda de endereço, horário e formato para contemplar também as mães, que poderão levar seus filhos e filhas para ter a experiência de conexão com incentivo a propagar o amor e o Bendizer. Além disso, as pessoas ainda poderão conhecer mais sobre a cultura de Florianópolis, marcada pela tradição das benzedeiras dentro de um Palácio histórico. 

Desde março deste ano a prática da Benzedura tornou-se um “Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível de Florianópolis”, registrado pela Fundação Cultural Franklin Cascaes. O pedido de patrimonialização foi protocolado por um movimento coletivo, em 2021, sendo efetivado três anos depois. Vale destacar que o registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial reconhece a diversidade cultural, viabilizando a destinação de recursos e a implementação de políticas públicas para apoiar, proteger e preservar esses bens.

Roda de Benção

O ritual Roda de Benção traz o saber ancestral para o contemporâneo de forma artística. Durante cerca de 50 minutos, o público conhece cantos, rezas, pode se conectar e entrar em contato com muita cura. Segundo Camila, essa é uma experiência a ser vivida em um ritual intuído e canalizado do ato de Benzer, desde o acolhimento, passando pela Benção, pela limpeza energética e pelo firmar da benção. “Meu convite é para que todos conheçam como acontece a Benção dentro de nós”, ressalta. 

Quando o Roda de Benção foi para o palco do teatro, a direção artística foi assinada por Vanessa Garcia e toda a proposta cênica foi pensada para encantar, mas também para ir além da benção invisível com cenário, música e cenas que apresentam o ofício de benzer numa perspectiva mais artística. Para a estreia da apresentação no Museu Cruz e Sousa, que será no auditório do local, alguns detalhes tiveram que ser adaptados, mas as falas se mantiveram.     

Para acompanhar toda a programação do “Roda de Benção”, é possível acessar o perfil de Camila nas redes sociais o @camilabenzedeira. A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. 

Documentário

Um reforço na importância do reconhecimento da Benzedeura como Patrimônio Imaterial é o documentário sobre as benzedeiras, que foi gravado em Florianópolis, na última semana, com a Camila, benzedeira escolhida para representar Santa Catarina na obra. Conforme conta Labibe Araújo, roteirista e diretora do filme que ainda está em produção, serão 80 minutos contando a história das pessoas de diversas partes do Brasil que têm a missão de levar essa tradição adiante. Histórias estas que se misturam com a da Ilha de Santa Catarina. A previsão de estreia do documentário, produzido pela Sarasvati Produtora, é em abril de 2025. 

SERVIÇO

O que: Roda de Benção com Camila Gomes 

Quando: quarta-feira, 18 de setembro de 2024 

Onde: Museu Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis/SC

Horário: 17h 

*Não é necessário retirar ingresso para essa apresentação, basta chegar no local.

Produção: MAF Economia Criativa

*A programação pode ser acompanhada pelo @camilabenzedeira.

Foto: Crédito para Divulgação/MAF Economia Criativa. 

O post Benzedeira Camila Gomes ocupa o palácio Cruz e Sousa apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.