Dachshund: fatos curiosos sobre o cachorro salsicha

O Dachshund, carinhosamente conhecidos como “cachorro salsicha“, podem se fofo ​​e determinado.

Seu corpo comprido e pernas curtas não foram feitos apenas para encantar os humanos. Por isso, o ND Mais separou fatos curiosos sobre o cachorro salsicha que você precisa saber.

A imagem mostra uma foto antiga de um personagem histórico com um cachorro salsicha e do lado um cachorro salsicha da cor marrom.

O cachorro salsicha tem uma enorme coragem – Foto: Divulgação/ND 

1.O nome “dachshund”

O nome “Dachshund” vem do alemão e significa “cão texugo”. As suas pernas curtas são para deixá-los mais perto do chão para rastrear cheiros, e seus corpos magros permitem que eles entrem dentro de tocas para caçar.

Cachorro salsinha e uma presa

O nome “Dachshund” vem do alemão e significa “cão texugo”. – Foto: Internet/Reprodução ND

Apesar de pequenos, o cachorro salsicha tem uma enorme coragem. Com o passar do tempo eles foram usados em muito cenários da história para caçar diferentes tipos de presas.

2. Eles vêm em dois tamanhos

Os criadores dos salsichas criaram dois tamanhos diferentes de Dachshunds — padrão e miniatura. Os Dachshunds padrão pesam até 15 kg e eram usados ​​para caçar texugos e javalis. As miniaturas pesam até 5 quilos.

3. Eles têm três tipos diferentes de pelagem

Os cães da raça podem ter pelagens lisas, pelos longos ou curtos. Todos os Dachshunds costumavam ter pelagens lisas, por isso é o tipo mais popular.

A imagem mostra dois cachorros da raça daschund ou salsicha sentados em uma almofada vermelha tomando sol.

O cachorro salsicha pode ter pelagem lisa, pelo longo ou curto – Foto: Luiza Ramos/Acervo Pessoal/Reprodução/ND

Acredita-se que os criadores cruzaram Dachshunds lisos com outras raças de cães de pelo longo, dando origem as outras duas variedades de pelagem.

4. Existem corridas de cachorro salsicha

As corridas de Dachshund começaram na Austrália na década de 1970 e desde então se espalharam pelo mundo. O Wienerschnitzel Weiner Nationals acontece todo ano no sul da Califórnia desde 1995. Não é um esporte muito sério, já que os Dachshunds nunca foram feitos para serem cães de corrida, mas com certeza é uma diversão.

A imagem mostra um cachorro da raça dachshund vestido de salsicha em uma fantasia de pão.

Corrida de salsichas ganha o coração dos internautas – Foto: Reprodução/Parade Pets/ND

Não é um esporte muito sério, já que os Dachshunds nunca foram feitos para serem cães de corrida, mas com certeza é uma diversão.

5. Dachshund foi o primeiro mascote olímpico

O mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Munique de 1972 foi um Dachshund colorido chamado Waldi.

A imagem mostra uma pelúcia de cores azul, verde, amarelo e laranja, primeiro mascote olímpico, um cachorro salsicha.

Foi a primeira vez que as Olimpíadas tiveram um mascote – Foto: Internet/Reprodução ND

6. Eles já precisaram ser renomeados

Os Dachshunds foram muito associados à Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, já que foram usados ​​em propagandas e Kaiser Wilhelm II tinha um amor bem conhecido por eles.

Kaiser Wilhelm II e um cachorro salsicha

O Kaiser Wilhelm II tinha um amor bem conhecido por Dachshunds. – Foto: ND+ Blumenau (5)

Essa associação levou a um declínio na popularidade da raça na América e no resto do mundo. Para minimizar esse efeito, o AKC (American Kennel Club), um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, tentou renomear os Dachshunds como “cães texugos”, o que claramente não se popularizou.

7. O primeiro cão clonado da Grã-Bretanha foi um Dachshund

O primeiro cão britânico a ser clonado com sucesso foi uma cachorra salsicha chamado Winnie.

.A imagem mostra dois cachorros salsicha, um mais velho e um mais novo, de coloração preta com marrom. Os dois salsichas estão dentro de uma cesta de palha.

Dois iguais: o primeiro cão clone da Grã-Bretanha, ‘Minnie Winnie’, com sua “mãe genética” de 12 anos, ‘Winnie’. – Foto: Internet/Reprodução ND

O dono de Winnie entrou em um concurso para ganhar a chance de ter seu cão clonado, um procedimento que normalmente custaria mais de R$400 mil. A salsicha foi escolhida por executivos da Companhia Soaam Biotech para participar do procedimento, que custou cerca de R$222 mil.

Cientistas pegaram uma amostra de pele de Winnie e criaram Mini Winnie. Seu dono diz que Mini Winnie se parece exatamente com Winnie quando era filhote.  Mini Winnie é bastante saudável e espera-se que viva uma vida longa.

8. O cachorro salsicha (não o cachorro-quente) veio primeiro

Dachshund fiaram conhecidos como “cachorro salsicha” pois seus corpos longos lembram cachorros-quentes. Mas você acreditaria que o nome original do cachorro-quente pode ter sido dachshund salsicha?

Em 1850, em Frankfurt na Alemanha, a denominação cachorro-quente surgiu como uma referência ao dachshund, que pertencia a um cozinheiro da cidade.

Você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre o cachorro salsicha?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.