Após 25 anos, nasce ave mais perigosa do mundo e em perigo de extinção

Nasceu em parque de aves de Birdland, no Reino Unido, um filhote da ave mais perigosa do mundo, o casuar-do-sul.

O nascimento histórico da espécie aconteceu após 25 anos de tentativas de tratadores criarem o animal em cativeiro.

Imagem mostra um casuar, ave mais perigosa do mundo

O filhote de casuar do sul, ave considerada uma das mais perigosas do mundo, nasceu em cativeiro no Reino Unido – Foto: biobiochile.cl/Reprodução/ND

De acordo com o Infobae, a espécie – que corre risco de extinção pela perda de habitat – é a primeira a nascer em território britânico desde 2021 e a quarta na Europa ao longo de 2024.

O filhote está sendo cuidado pelo pai, um macho holandês. Diferente de outros animais, o macho de casuar é o responsável pela incubação dos ovos e cuidado dos filhotes.

Ave mais perigosa do mundo

Natural da Austrália e ilhas próximas a Guiné, o casuar é uma ave que pode atingir até 170 centímetros de altura e 45 kg.

Suas garras afiadas podem medir até 10 centímetros – característica que faz com o ave seja comparada com um dinossauro. O casuar também pode correr até 50km/h e saltar até 2 metros de altura.

A fama de ave mais perigosa do mundo ocorre devido ao nível de agressividade e histórico violento com seres humanos.

Garras do casuar, ave mais perigosa do mundo

Garras do casuar, ave mais perigosa do mundo – Foto: Reprodução/ND

“Ao longo da história, os casuares foram responsáveis ​​por numerosos ataques, alguns fatais. Seu comportamento é especialmente agressivo quando se sentem ameaçados ou encurralados”, afirma a mídia local.

Isso acontece devido as cidades estarem cada vez mais próximas de áreas de mata, fazendo com que o casuar se aproxime mais das pessoas, sem que elas tenham o conhecimento de que se trata de uma ave agressiva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.