Sintoma visível nos tornozelos pode revelar insuficiência cardíaca

No Brasil, a insuficiência cardíaca afeta cerca de 240 mil pessoas anualmente. Essa condição é mais comum em pessoas acima de 65 anos, mas pode ocorrer mais cedo, especialmente entre aqueles com fatores de risco como diabetes, obesidade e sedentarismo.

Insuficiência cardíaca

 

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica progressiva resultante da incapacidade do coração de funcionar como uma bomba eficaz. Isso significa que o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, levando ao acúmulo de sangue, aumento de volume e perda da capacidade de irrigar os órgãos adequadamente.

Sintoma como falta de ar pode ser sinal de insuficiência cardíaca- Foto: Freepik

Os principais sintomas incluem falta de ar ou dificuldades respiratórias, tanto em atividades físicas quanto em repouso, fadiga constante, ganho de peso rápido, tonturas e batimentos cardíacos irregulares.

Um sinal adicional a ser observado é o inchaço nos tornozelos e pés, que pode ser causado pela retenção de líquidos nos tecidos.

Tornozelos inchados podem ser sintomas de insuficiência cardíaca – Foto: Reprodução/ND

O que fazer quando notar os sintomas?

Se você notar esses sintomas, é fundamental procurar um médico, para orientá-lo sobre os próximos passos.

Embora a doença seja uma condição séria, é possível viver bem adotando hábitos saudáveis. Praticar exercícios regularmente, reduzir a ingestão de sal e monitorar o peso são hábitos prioritários para evitar a insuficiência cardíaca.

Atividade física é aliada para conter ou evitar sintomas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Além disso, como em outras doenças cardiovasculares, evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool e manter uma alimentação equilibrada aumentam significativamente suas chances de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.