MP aponta que candidata a vereadora de SC teria distribuído salgadinhos em campanha; ela nega

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) apontou irregularidades em propaganda eleitoral de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense. Segundo o órgão, uma candidata a vereadora teria entregue salgadinhos com santinhos de campanha.

MPSC denuncia candidata a vereadora de SC que supostamente distribuiu salgadinhos em campanha

MPSC denuncia candidata a vereadora de SC que supostamente distribuiu salgadinhos em campanha – Foto: Reprodução/ND

O Ministério Público Eleitoral, da 8ª Zona Eleitoral de Canoinhas, apresentou uma notícia de irregularidades em propaganda eleitoral (NIP) contra a candidata a vereadora Tatiane Silva (Podemos) que, supostamente, distribuiu os pacotes de salgadinhos.

De acordo com a Lei 9.504/97, no artigo 38, § 6º, é proibida a “confecção, utilização e distribuição de brindes por candidato que possa proporcionar vantagem ao eleitor”. Conforme a promotora de Justiça Eleitoral Aline Restel Trennepohl, o pacote de salgadinho “caracteriza brinde, por isso está configurada a propaganda irregular.”

O juízo acatou o pedido da promotoria e determinou a notificação da candidata para que interrompa a distribuição de brindes, sob pena de crime de desobediência. “A ação visa garantir a normalidade das eleições e a igualdade de condições entre todos os candidatos, reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a legalidade do processo eleitoral”, afirma a promotora.

Candidata a vereadora nega distribuir salgadinhos

Ainda consta na NIP que a irregularidade foi identificada por meio de publicações na internet, em uma página da própria candidata, onde ela registrou a distribuição dos brindes.

Em resposta ao portal JMais, Tatiane explicou que foto foi mal interpretada. Ela contou que ganhou um pacote de salgadinhos de uma das eleitoras que aparecem nas fotos. Então, decidiu tirar uma foto como forma de agradecimento pela gentileza. “Eu ganhei um pacote de salgadinho e postei nos stories, mas eu não dei nada para ninguém”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.