Após quase dois anos de deslizamento trágico, obra de contenção da BR-376 é finalizada

A obra de contenção de uma encosta na BR-376 em Guaratuba (PR) foi finalizada no último dia 20 de setembro, após quase dois anos de um acidente trágico que resultou na morte de duas pessoas. Na ocasião, um deslizamento “engoliu” vários veículos e deixou ainda outras 14 pessoas feridas, no dia 28 de novembro de 2022.

Obras foram finalizadas no dia 20 de setembro - Arteris/Divulgação/ND

1
2

Obras foram finalizadas no dia 20 de setembro – Arteris/Divulgação/ND

Obras foram finalizadas no dia 20 de setembro - Arteris/Divulgação/ND

2
2

Obras foram finalizadas no dia 20 de setembro – Arteris/Divulgação/ND

Os trabalhos na rodovia entre os estados do Paraná e Santa Catarina envolveram soluções para estabilizar o talude com método de solo grampeado, associado a concreto projetado. Ao todo, foram mais de 21.400 metros de chumbadores, 6.500 m² de concreto projetado e 15.000³ de escavação.

Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, as obras na BR-376 foram realizadas dentro e fora da faixa de domínio da empresa e, desde março, ocorreram em dois turnos de trabalho, para acelerar a execução.

Para viabilizar a contenção do talude na BR-376, foram realizados serviços de proteção de fauna, limpeza e escavação do solo, perfuração dos chumbadores, implantação de telas de alta resistência e aplicação do concreto projetado.

Relembre deslizamento na BR-376

O deslizamento da BR-376 ocorreu após fortes chuvas atingirem a região, em 28 de novembro de 2022. Com o ocorrido, carros ficaram soterrados e caminhões foram arrastados pela terra. Duas pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas na tragédia.

Por conta do deslizamento, o trecho ficou interditado por mais de uma semana e, após liberação, voltou a ser bloqueado diversas vezes por conta das chuvas e risco de novas ocorrências. Desde então, o local passava por obras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.