Tubérculo popular na mesa dos brasileiros bloqueia o colesterol alto e fortalece os olhos

A beterraba, muito popular na mesa dos brasileiros, é um tubérculo comestível que se destaca pela cor intensa e gosto agridoce característico. Seu consumo se estende a diversas preparações, incluindo sucos, saladas e sobremesas.

Beterrabas cruas, que fazem bem para o colesterol

Beterraba possui antioxidantes – Foto: Reprodução/ND

Rica em antioxidantes, que neutralizam o colesterol ruim

Ame ou odeie, o tubérculo é rico em beta-caroteno, antioxidantes e fibras, nutrientes fundamentais para o sistema imunológico, além de prevenirem problemas visuais e melhorarem a digestão.

A betanina, que dá o pigmento avermelhado à beterraba, também é responsável pelas propriedades antioxidantes, além de vitaminas C e B, ferro e magnésio.

Copo com suco de beterraba

Suco de beterraba é uma opção de consumo do tubérculo – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Esses nutrientes também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, neutralizando os radicais livres que afetam o colesterol “ruim” (LDL), o que, por sua vez, contribui para reduzir o risco de complicações cardiovasculares e cerebrovasculares.

Além disso, a beterraba está associada a um efeito anti-hipertensivo, graças ao seu alto teor de nitrato. Sua riqueza em vitaminas e minerais inclui folatos, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que promovem a coagulação sanguínea adequada e o fortalecimento ósseo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.