Ratos no jardim? Veja 2 dicas infalíveis para afastar de vez os roedores do seu quintal

A presença de ratos no jardim é uma notícia extremamente desagradável para o cuidador do local. Mas saiba que, se há roedores nos arredores, sua plantação ou quintal podem estar com problemas que atraem esses animais.

Rato em cima de uma planta

Confira cuidados para evitar ratos no jardim – Foto: Revista Jardins/Reprodução/ND

O portal francês Pause Maison elencou alguns dos principais cuidados quer você deve ter com sua área externa para evitar a presença de ratos no local.

Ratos no jardim: por que eles aparecem?

Ratos são atraídos para jardins por dois principais fatores: comida e abrigo. Se a plantação consegue oferecer um, ou ambos, os roedores a verão com uma oportunidade perfeita.

Jardins e quintais com entulhos, como pilhas de madeira e outros materiais, oferecem esconderijos ideais para os ratos viverem e se proliferarem.

Restos de comida no local, sementes caídas ou frutas podres no chão também podem chamar a atenção desses animais em busca de alimento. Poças d’água, fontes ou sistemas de irrigação mal conservados também são pontos de atração para ratos.

Ratos no jardim com folhas de vegetação baixa

Diversos fatores podem facilitar a presença dos ratos no jardim – Foto: Internet/Reprodução/ND

Cuidados com o jardim

Se você observar um rato ou sinais de sua passagem, como buracos no chão ou excrementos, muitas vezes é um sinal de que seu jardim se tornou um local favorável para esses animais. Veja cuidados para evitar estes roedores.

Organização da área externa da casa, jardim ou quintal

Segundo o portal francês, a primeira coisa primordial para evitar ratos no jardim, seria a organização. Itens espalhados como pilhas de madeira ou de outros materiais devem retirados e armazenados em locais apropriados.

Periodicamente, é necessário observar se há algum alimento no chão ou poça de água no local, além de retirá-los. Com essas medidas, os roedores ficarão menos interessados no seu jardim.

 Repelentes Naturais

Adotando práticas de jardinagem mais responsáveis ​​e mantendo o espaço limpo e arrumado, é possível criar um ambiente menos atrativo para os ratos. E para prevenir a chegada desses invasores, algumas espécies de plantas podem ser usadas como repelente naturais para espantá-los.

É o caso da hortelã-pimenta ou sálvia, conhecidas por repelir ratos. Você também pode usar óleos essenciais de hortelã-pimenta para criar uma “barreira” ao redor das áreas que precisam de proteção.

Rato em uma grama com uma casa de madeira

Mantendo o jardim arrumado e limpo ecologicamente, é possível evitar os roedores – Foto: Internet/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.