Como os cachorros enxergam o mundo? Pesquisas revelam diferenças entre visão dos cães e humanos

Um pesquisa revelou que os cachorros enxergam o mundo de maneira distinta dos humanos. Em certas situações e ambientes, a visão dos cães possuem uma capacidade visual superior, enquanto em outros acabam sendo menos eficientes.

Cachorro da raça Pinscher, com as orelhas levantadas, deitado na cama

A visão dos cães difere da dos humanos em diversos aspectos – Foto: Dog Hero/Reprodução/ND

O Infobae elencou algumas das principais pesquisas, com revelações surpreendentes sobre as visões dos cachorros, em comparação com os humanos.

Idade e visão dos cachorros

Em janeiro de 2024, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada na revista Applied Animal Behavior Science, teve como objetivo compreender as diferenças entre a visão dos cachorros e humanos.

Investigadores procuraram identificar como a idade e a visão dos animais influenciam na interação com o conteúdo em um monitor de computador, visando desenvolver ferramentas mais precisas para avaliar a sua capacidade visual.

Para realizar o estudo, os cientistas elaboraram uma pesquisa global destinada aos tutores dos cachorros. O resultado levantou informações sobre o tipo de telas e monitores presentes nas casas dos tutores, como os pets interagem e os conteúdos que mais captam a sua atenção.

Esses testes foram analisados a fim de conferir o estresse dos cães a determinados estímulos visuais.

Dois cachorros assistindo televisão

Cachorros foram testas em diferentes situações para testar sua visão – Foto: Dog TV/Reprodução/ND

Os resultados revelaram que os cachorros demonstram maior interesse por imagens de outros animais, principalmente vídeos que incluem outros cães.

O estudo mostrou que o movimento na tela é um fator determinante para captar a atenção dos pets. Outra descoberta foi a relação entre a idade e a visão do cão e o nível de interação com a tela. Cachorros mais jovens ou com melhor visão tendem a interagir mais com o conteúdo visual.

Foi observado também que determinadas raças, como de pastoreio, são as mais ativas em suas respostas aos vídeos, enquanto cães mais velhos ou com problemas de visão mostram menos interesse.

Diferenças entre a visão dos cães e humanos

Em 2023, em um artigo na Infobae, o veterinário Dr. Juan Enrique Romero afirmou que a visão dos cães é consideravelmente menos detalhada que a dos humanos, devido à sua menor clareza visual.

Assim, para um cachorro conseguir igualar a visão à distância de uma pessoa, ele teria que estar mais próximo do objeto. Mesmo nessas condições, os humanos ainda veriam com mais clareza.

Quando os objetos estão muito próximos, os cães também têm dificuldade em focalizá-los corretamente. Eles precisam que o objeto esteja a uma distância entre 30 e 50 centímetros para vê-lo bem, segundo Romero.

Se algo for colocado muito perto de seus olhos, eles confiarão principalmente no olfato, pois não conseguem focar visualmente de maneira adequada, comentou o veterinário em sua pesquisa.

Como os cachorros percebem as cores?

Muitas pessoas acreditam que os cachorros veem apenas as cores preto e branco, mas não é bem assim que a visão dos cães funciona.

Segundo o Infobae, quando se trata de visão de cores, os cães têm percepção limitada em comparação aos humanos. Enquanto as pessoas possuem três tipos de cones (com moléculas para detectar cores), que nos permitem ver uma ampla gama, os cachorros possuem apenas dois.

Isso significa que eles não conseguem distinguir entre dois tons, como vermelho e verde. Em vez disso, os cães enxergam o mundo numa escala de cores predominantemente azul e amarela, afetando a sua interação com o ambiente e a interpretação dos estímulos visuais.

Quanto à capacidade de enxergar no escuro, os pets não possuem essa habilidade quando estão em escuridão total, mas aproveitam ao máximo a luz mínima disponível, permitindo-lhes enxergar melhor que os humanos em condições de pouca iluminação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.