5 hábitos para fazer à noite que aumentam a produção de melatonina e fazem dormir rápido

Dados da Fiocruz apontaram que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, sendo uma delas a insônia. Dormir bem é muito importante para o organismo pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Homem dormindo profundamente após fazer os 5 hábitos para um sono melhor

Especialista revela cinco hábitos que vão te ajudar a dormir melhor – Foto: Unsplash/ND

Segundo o Ministério da Saúde, a privação de sono pode vir acompanhada de sintomas como fadiga, déficit de atenção, alteração do humor/irritabilidade, sonolência diurna, alterações comportamentais, perda de motivação e outros.

Em entrevista para o The Wall Street Journal, a diretora de nutrição, estilo de vida e psiquiatra Uma Naidoo revelou que alguns nutrientes e hábitos específicos podem ser muito benéficos para um sono mais restaurador. Veja como hábitos simples podem fazer uma grande diferença.

Mulher dormindo com a TV ligada

Especialista revela alimentos que podem ajudar a proporcionar um sono mais profundo – Foto: Freepik/Divulgação/ND

5 hábitos para te ajudar a dormir melhor:

  1. Consumir alimentos ricos em triptofano: esses alimentos ajudam a produzir melatonina e serotonina, que melhoram a qualidade do sono e trazem uma sensação de bem-estar. Os aminoácidos encontrados em alimentos como peru, grão-de-bico, leite, ovos, peixes gordurosos, cogumelos, bananas e cerejas ácidas contribuem para a produção desses hormônios.
  2. Jantar mais cedo: pesquisas apontaram que a digestão aumenta a temperatura corporal, o que interfere no processo de resfriamento que faz parte do ritmo circadiano. Portanto, jantar mais cedo está associado a uma melhor qualidade de sono.
  3. Consistência nos horários das refeições: é preciso ter consistência nos horários das refeições, pois ajuda o cérebro a enviar sinais ao corpo sobre quais são os momentos de alerta e de descanso.
  4. Evitar álcool: apesar de ajudar a adormecer inicialmente, o álcool danifica a qualidade ao suprimir o sono REM, causa interrupções ao longo do adormecimento e reduz sua duração.
  5. Lanche leve antes de dormir: comer um lanchinho combinado com proteínas e carboidratos, como um copo de leite, pelo menos uma hora antes de dormir, pode ser benéfico para uma boa noite de sono.
Homem tomando leite

Beber um copo de leite antes de dormir ajuda a melhorar a qualidade do sono  – Foto: Pexels/ND

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.