Quantos ovos você deve comer por dia e por que eles ajudam a perder peso?

Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, o ovo é um alimento muito versátil que pode ser preparado de diversas maneiras e pode prevenir doenças quando incluído nas refeições diárias.

Dois ovos fritos

Ovo é rico em nutrientes e tem baixo teor calórico – Foto: Stockking/ Freepik/ ND

A quantidade varia conforme as necessidades e objetivos individuais, mas no geral, a recomendação é o consumo de 1 a 2 ovos por dia.

Esse número já é o suficiente para o alimento ajudar a combater os radicais livres no sangue, evitando a oxidação de células de gordura e diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, LDL.

Fonte de nutrientes essenciais: Ovos contêm vitaminas, como a D, B12 e B2, e minerais como selênio e ferro, que são importantes para o metabolismo e o bom funcionamento do organismo.

Como os ovos ajudam na perda de peso

Quando aliado a uma dieta balanceada e atividades físicas, o alimento pode ajudar quem busca perder peso.

Um ovo grande contém cerca de 70 calorias, além de ser uma boa fonte de proteínas de alta qualidade, que promovem saciedade e reduzem a sensação de fome.

Ovos em uma cartela

Ovos têm nutrientes essenciais para o organismo – Foto: Reprodução/ND

Além disso, a digestão das proteínas do ovo causa o efeito termogênico, que requer mais energia que outras, aumentando levemente a queima de calorias.

Outro benefício é que ele tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando picos de insulina e reduzindo a vontade de consumir alimentos calóricos.

Se tiver alguma condição de saúde específica, consulte um nutricionista para ajustar a quantidade de ovos ideal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.