10 empresários falam sobre mentiras que ouviram antes de abrir o negócio, mas que, com o tempo, descobriram que não era nada disso

É comum que, antes de empreender, as pessoas criem expectativas e escutem rumores, quase conselhos, sobre empreendedorismo. Em sites, blogs, vídeos e até painéis de negócios, supostos especialistas mentem sobre como é o dia a dia do dono do próprio negócio, gerando objetivos irrealistas, nada práticos e que, se considerado literal ao extremo, podem falir antes mesmo de abrir. Por isso, muitos estudos e determinação são fundamentais para o sucesso. Confira 10 empreendedores bem-sucedidos que contam os mitos que ouviram antes de embarcar nesta jornada e como lidam na prática.

Red Fitness – Ellen Fernandes, sócia fundadora e CFO

Mentira que escutou: “Falaram que academia não dava dinheiro e que tinham várias fechando. E que poderia trabalhar quando quisesse”

  • Estudando muito sobre o segmento entendi que apenas 6% da população brasileira faz algum tipo de atividade física e se hoje, do nada, 10% da população decidirem treinar, não teriam academias suficientes para atender a demanda. Quanto a trabalhar quando quiser, é uma ilusão. Os mais leigos no assunto acreditam que empreender é trabalhar a beira mar e tomando água de coco, mas não é nada disso. A gestão presencial nos tornou mais experientes no mercado fitness e, consequentemente, gera mais lucro e crescimento à empresa.

 

SPA Express – Luciana Piquet, CEO

Mentira que escutou: “Lidar com pessoas é fácil, é só pagar melhor que a concorrência

  • Achar que abrir um negócio é contratar pessoas e nunca mais ter que se preocupar é uma grande ilusão. As pessoas falham, as contratações podem não ser das mais assertivas. Para os negócios que dependem de mão de obra de terceiros, principalmente, lidar com a rotatividade de pessoas e com a necessidade de treinamento contínuo para o negócio não parar ou não perder a qualidade é uma realidade diária e de grande responsabilidade. Além disso tudo, o empreendedor precisa estar com suas habilidades interpessoais em dia para construir uma atmosfera positiva no ambiente de trabalho, criando vínculos de confiança e buscando engajar a equipe diariamente para dar o melhor de si e, assim, o melhor resultado.

 

Emagrecentro – Dr. Edson Ramuth, CEO

Mentira que escutou: “O que diferencia uma microfranquia de uma franquia é o faturamento, sendo a da primeira sempre inferior de uma franquia”

  • A definição de microfranquia não está entrelaçada ao faturamento, mas sim ao investimento inicial para montar o negócio. Muitos colegas, antes de fazer parte da rede Emagrecentro, tinham esse conceito errado e no dia a dia viram que a rede, apesar de ser microfranquia, é tão rentável ou mais que um negócio tradicional. O investimento inicial inferior se torna uma opção muito mais atrativa.

 

Magnólia Papelaria – Igor Vendas, sócio-fundador da marca e COO

Mentira que escutou: “Abrir uma franquia é só fazer o investimento que a operação vai rodar sozinha”

  • A franquia é uma excelente oportunidade para empreender, pois boa parte dos desafios já foram conquistados pela marca, mas o papel do franqueado operando diariamente é fundamental para fazer dar certo. O conselho que dou é não darmos bola a tudo o que ouvimos, como a famosa frase “vou poder tirar férias a hora que eu quiser”. Essa é uma boa mentira pois, muitas vezes, uma viagem ou férias que estava programada vai ter que ser remarcada ou adiada pois surgiu um imprevisto e que somente o dono/sócio será responsável por resolver. Além disso, praticamente todo empreendedor não consegue desligar 100% do tempo, pois está sempre acompanhando os principais resultados e, se der algum grande problema, é o dono que será acionado.

 

Minha Quitandinha – Douglas Pena, CRO

Mentira que escutou: “Investir em franquia é garantia de sucesso imediato

  • Um dos maiores mitos no universo da franquia é a ideia de que investir nesse modelo de negócio é garantia de sucesso imediato com pouco trabalho. Como o segmento proporciona ao empreendedor se associar a uma marca já consolidada no mercado e de contar com uma equipe de apoio, trata-se de uma alternativa capaz de gerar mais segurança na operação do negócio, mas, assim como em qualquer outro tipo de empreendimento, existe a necessidade de empenho. É comum ver empreendedores que decidiram investir em franquias responsabilizar a marca ou até mesmo o cliente pelo baixo desempenho do ponto de venda, mas a realidade é que se o franqueado não tiver autorresponsabilidade, dificilmente irá obter êxito.

 

Maria Brasileira – Felipe Buranello, CEO e cofundador  

Mentira que escutou: “Seguir dicas para ter um negócio de sucesso dá certo”

  • Não existe uma fórmula de sucesso, pois cada negócio tem suas particularidades que envolvem desafios, planejamentos e investimentos diferentes. É importante o empreendedor seguir um passo de cada vez, buscar se cercar de pessoas competentes, sejam funcionários ou consultores, e sempre se aprimorar e se especializar no segmento de atuação, pois atitudes simples podem fazer diferença no resultado final. Isso sim são passos que o farão crescer, amadurecer e estruturar melhor o negócio.

 

Le Petit Macarons – Roger Righi Coelho, Gerente de Novos Negócios e sócio-fundador

Mentira que escutou: “Vou ter meu próprio negócio para trabalhar menos”

  • A partir do momento em que você se torna um empreendedor, você tem que atuar com atividades voltadas inteiramente para o negócio. No segmento de alimentação, por exemplo, será necessário colocar o avental, montar embalagens, fazer os produtos, lavar a louça e atender no caixa, pois, até que se tenha uma equipe treinada e capacitada para realizar as atividades, o empreendedor deve estar preparado para assumir a frente do negócio e fazer tudo com muita dedicação e empenho. É preciso trabalhar com amor, só assim o trabalho flui e vira um prazer!

 

Take – Yoshitaka Terasawa, CFO e sócio-fundador 

Mentira que escutou: “Os desafios do empreendedorismo surgem apenas no início da trajetória

  • Quando começamos a empreender, é muito comum ouvir que os desafios irão passar com o tempo. Ou seja, quando a operação crescer, as dificuldades vão se estabilizar e a trajetória se tornará mais simples para o empreendedor. No entanto, o que acontece é que os problemas vão se modificando. A dor do negócio é proporcional ao crescimento do empreendimento.

 

Pello Menos – Regina Jordão, fundadora e CEO.

Mentira que escutou: “Este negócio não vai vingar”

  • Antes de abrirmos a primeira unidade do Pello Menos, todo mundo afirmava que um estabelecimento exclusivo de depilação não iria sobreviver, que serviços como este só serviriam dentro do salão de beleza e muitos profissionais no processo de seleção desistiram por não acreditarem na proposta. Meses depois de inaugurado, já era um sucesso, por conta da especialização. Por ser um local exclusivo, as clientes amaram. Quando se decide empreender, é preciso acreditar no que se quer construir, pois só assim, com empenho e perseverança, que os resultados virão.

 

Folks Pub – João Paulo Albuquerque, sócio-fundador e diretor de expansão

Mentira que escutou: “Bar só bomba, no máximo, um ano”

  • Uma vez fui em um evento nos Estados Unidos e o palestrante contou que havia abandonado a carreira de engenheiro espacial da Nasa para abrir um bar e que ele ouviu de amigos e familiares que precisava vender o empreendimento porque o modelo de negócio só faria sucesso durante o primeiro ano. O relato me chamou muito a atenção porque eu ouvia exatamente a mesma coisa em relação a Folks Pub. Hoje, com a Folks Pub completando nove anos e sendo reconhecida como a maior rede de pub sertanejo do país, sei que a verdade é: foco, determinação e muita dedicação ao investimento realizado são o segredo para a conquista de um sucesso duradouro.
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