SC adota novo método para avaliação de estudantes da rede estadual; entenda o que muda

A rede estadual de educação de Santa Catarina adotou uma nova forma de avaliar os estudantes. A medida, já em vigor, busca aumentar os resultados considerando a média global, segundo a SED-SC (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina). A nova avaliação de estudantes é questionada por professor.

Avaliação de estudantes em SC terá mudanças - mãos de criança negra segurando lápis em cima de folha de papel

Avaliação de estudantes na rede estadual já está em vigor desde terça-feira (29) – Foto: Pixabay

SC anunciou mudança na avaliação de estudantes

A mudança, publicada no DOE-SC (Diário Oficial de Santa Catarina) na última terça-feira (29), atende à Resolução n.º 043 do CEE-SC (Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina). Segundo a SED-SC, a medida permite que os “estudantes tenham várias oportunidades de demonstrar seu aprendizado” (leia a íntegra do posicionamento mais abaixo).

Como vai funcionar:

  • A avaliação de estudantes vai levar em consideração os resultados das avaliações parciais, atividades, trabalhos e afins;
  • A média global é calculada a partir da soma de todas as notas e a divisão dela pelo número de disciplinas cursadas pelo estudante;
  • Apenas os estudantes com frequência mínima de 75% nas aulas terão direito à avaliação pela média global;
  • A média mínima para aprovação é de seis pontos.
Menina usando blusa branca e jaqueta jeans segurando livros no braço esquerdo

Mudança é questionada por professor da rede estadual – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Exemplo | Na prática, se um aluno cursar cinco disciplinas e, hipoteticamente, apresentar as notas 2 + 6 + 5 + 10 + 7, o resultado fica da seguinte forma:  30÷5 = 6 (nota mínima para aprovação).

O modelo anterior da avaliação de estudantes focava nas notas de provas específicas e trabalhos. Com a mudança para o sistema de avaliação por média global, o resultado vai considerar as pontuações de todos os componentes.

Segundo o professor da rede estadual Carlos Eduardo de Souza, a mudança pode “mascarar os problemas” no sistema educacional.

“Uma portaria para fazer a média global dos estudantes que chega em novembro, já no final do ano, na verdade, não passa de uma forma de mascarar os problemas efetivos da educação, que não vão se resolver garantindo positivamente a aprovação dos alunos para ir bem no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, pondera Souza.

O que diz a Secretaria de Educação de SC

“Atendendo a Resolução Nº 043, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), as escolas da Rede Estadual de Ensino passam a adotar a média global para avaliação dos estudantes. A média global é a média aritmética das notas finais de todos os componentes/disciplinas da matriz curricular.

Essa prática visa promover uma avaliação mais contínua e formativa, permitindo que os estudantes tenham várias oportunidades de demonstrar seu aprendizado. Assim como Santa Catarina, outros estados brasileiros têm adotado abordagens que consideram a média global em suas avaliações”, diz a secretaria, em nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.