Trabalho de Conclusão de Curso: e as sua relevância científica

O TCC consiste em um dos principais componentes nos mais variados cursos tanto de graduação assim como de pós-graduação. Além do mais, existem os mais variados modelos de TCC que se tratam de tipos de trabalho conclusivos que podem representar a compilação de cada um dos estudos que foram elaborados durante cada um dos cursos de ensino superior além de também ser uma excelente oportunidade para que cada estudante possa demonstrar as suas capacidades de pesquisar, analisar e sintetizar as informações de viés acadêmico.

Por sua vez, através do desenvolvimento de novas habilidades de pesquisa em que os alunos passam por um processo de realização do TCC, uma vez que ocorre o envolvimento de pesquisas tanto de fontes analíticas bem como da perspectiva crítica de informações. Este processo do pode ocorrer através da coleta e da interpretação de cada dado que foi coletado. 

É por meio da aplicação prática dos conhecimentos que foram adquiridos ao longo do curso que se dá a importância do TCC, uma vez que este processo pode oferecer para os estudantes a oportunidade de aplicação de novos saberes que foram adquiridos durante o curso em determinados projetos de pesquisa, em específico.

Para a produção de TCCs cada aluno pode desempenhar atividades que são consideradas fundamentais para a sua evolução tanto na esfera acadêmica bem como no ramo científico, uma vez que o processo de pesquisar e de analisar dados faz parte do desenvolvimento interpessoal de cada um dos estudantes.

Além de tudo isso, no momento em que cada indivíduo adquire novos conhecimentos, por meio da pesquisa e da investigação científica é possível que ocorra uma evolução do saber em cada uma das esferas e áreas de cada curso.

Tipos de TCC e instrumentos de elaboração

Além de tudo isso, é imprescindível destacar que a produção de cada um dos Trabalhos de Conclusão de Curso deve estar de acordo com as normas ABNT, uma vez que também deve estar de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

A seguir, separamos alguns dos formatos mais comuns de TCC e cada uma das suas peculiaridades::

  • Revisão Bibliográfica: Pode ocorrer no momento em que os alunos realizam uma revisão sistemática da literatura já  existente sobre determinados assuntos. Por sua vez, isso pode envolver o processo de coletar, analisar, além de também sintetizar as mais variadas informações com o objetivo de abranger uma melhor compreensão de cada tópico que será estudado.
  • Projeto Aplicado: Pode ser elaborado nas mais variadas esferas do conhecimento, no momento em que cada estudante pode ser solicitado para o desenvolvimento de projetos práticos, tais como a produção de TCC. Isso pode envolver a criação de um produto, serviço, software, plano de negócios ou qualquer outra iniciativa aplicada relacionada ao campo de estudo.
  • Análise de Caso: É neste formato de TCC que cada aluno pode analisar determinados casos em específico. Isso pode ocorrer através da aplicação de conceitos e de teorias que foram aprendidos com o passar do tempo no curso e com cada aprendizado que foi adquirido.
  • Revisão Bibliográfica: É por meio deste formato que cada um dos estudantes pode optar pela realização de revisões sistemática da literatura já existente sobre determinado tópico. Por sua vez, essa etapa pode envolver o processo de coletar e de analisar cada uma das informações das mais diversas fontes com o intuito de obter uma melhor e mais abrangente compreensão do assunto que será estudado.

Para concluir, existem muitos formatos de Trabalhos de Conclusão de Curso que podem sofrer variações de acordo com cada um dos critérios de avaliação de cada  instituição de ensino, de cada curso além de também poder variar de acordo com cada uma das esferas do conhecimento.

O post Trabalho de Conclusão de Curso: e as sua relevância científica apareceu primeiro em Notícias de Florianópolis – Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.