Florianópolis vai sediar capacitação das 197 Apaes do Estado

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Florianópolis vai sediar a sétima edição do curso voltado para os presidentes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que está agendado para acontecer no dia 24 de junho, com conteúdos focados em temas da área jurídica, gestão e finanças. No evento, serão capacitados 4.500 dirigentes voluntários das 197 Apaes de todo o Estado.

A atividade terá o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa. A solicitação foi aprovada na reunião do colegiado, na manhã desta terça, (11), na Alesc.

Como destacou o presidente da Comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), proponente do evento, a importância deste assunto é evidente. “Basta vermos a abrangência do tema que nos foi solicitado pela Federação das Apaes do Estado”.

Protagonista de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência em Santa Catarina, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Parlamento traz luz a temas importantes como autismo, Síndrome de Down, doenças raras, inclusão e educação inclusiva.

O trabalho foi destacado na reunião pelo deputado José Milton Scheffer (PP). Ele enfatizou que o colegiado tem essa missão dentro do Parlamento. “De ser o fórum histórico para tratar desses temas cada vez mais impactantes na vida dos catarinenses”, destacou.

Autismo e inclusão
Foi aprovada a realização do “1º Seminário sobre o Autismo e a Inclusão Social” da Apae de Jaraguá do Sul, que deverá acontecer em agosto. O colegiado acatou a promoção do “1º Fórum referente à Pessoa com Fissura Labiopalatina e outras Anomalias Craniofaciais que causam a condição de Pessoa com Deficiência, agendado para o dia 20 de junho, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Alesc.

Outro evento aprovado foi o “Seminário Caminhos para Inclusão”, em São João Batista, em data a ser definida. O objetivo da atividade é debater políticas públicas voltadas às redes de atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias.

Acatada ainda a “1ª Imersão Inclusiva Pessoas com Deficiência e Trabalho”, agendada para o dia 25 de maio, às 19h, nas dependências do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS.

E por fim, foi aceita a realização da 9ª edição do Seminário Municipal da APAE de São Joaquim, com o tema “Autismo: do diagnóstico à intervenção multidisciplinar e o papel da família”, com data a ser definida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.