Seu gato vomita bolas de pelo? Veja dicas para prevenir a formação dos tricobezoares

O seu gato costuma vomitar bolas de pelo? Se a resposta é sim, saiba que é possível evitar a formação dos tricobezoares, que acabam deixando os tutores em dúvida se esta é uma prática normal da saúde dos felinos.

Gato laranja se lambendo e produzindo bolas de pelos

Conheça algumas dicar para eliminar as bolas de pelos – Foto: PETZ/Reprodução/ND

Apesar de comuns, as bolas de pelos podem ser prejudiciais à saúde dos gatos, principalmente se ele expele com muita frequência ou de forma atípica.  Mas afinal de contas, como esse acumulo de pelo é formado?

A língua dos gatos possuí uma superfície áspera, o que a torna capaz de remover a poeira e os pelos soltos. Por isso, é comum observar gatos se lambendo, ou seja, tomando banho.

Porém, após serem removidos pela língua, parte desses pelos são ingeridos, formando o chamado tricobezoar no estômago, a popular bola de pelos.

Quando as bolas de pelo em gatos são motivo de preocupação?

Segundo o blog Petz, o ideal é que todo pelo ingerido na limpeza seja eliminado gradualmente pelas fezes.

No entanto, é esperado que gatos com pelo longo ou que estão em estações de troca, que ocorre durante a primavera e outono, eliminem até uma bola por semana via oral. Mas algumas bolas de pelos podem ficar presas no intestino dos animais, provocando sintomas como:

  • desconforto abdominal;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • fezes ressecadas;
  • falta de apetite;
  • apatia.

Caso o felino demonstre qualquer um desses sintomas, é importante que ele seja levado ao veterinário, para, caso seja o caso, expelir as bolas de pelo.

Como prevenir a formação de bolas de pelos?

O blog também apresentou algumas dicas de como prevenir esse acúmulo de pelos e melhorar a saúde do seu pet.

Uma das principais é ter o costume de escovar o pelo do gato desde filhote. A escovação retira os pelos que seriam ingeridos pelos pets, além de deixar o gato ainda mais charmoso. Levar seu companheiro ao veterinário regularmente também ajuda a prevenir possíveis desconfortos nos pets.

Hidratação e rações de qualidade também podem auxiliar no combate às bolas de pelo, assim como brinquedos que estimulem atividades físicas, melhorando, assim, o funcionamento do intestino.

Gato sendo escovado por mulher

A escovação é a principal ação para prevenir o acúmulo de pelos – Foto: Internet/Reprodução ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.