UFSC vai mapear 23 bacias hidrográficas para combater riscos de desastres naturais em SC

Em uma iniciativa voltada à prevenção de desastres naturais, o Governo de Santa Catarina firmou um convênio de R$4,1 milhões com a Universidade Federal de Santa Catarina. Com isso, a UFSC vai mapear 23 bacias hidrográficas para combater riscos de desastres naturais no estado.

Parceria do Governo do Estado com a UFSC vai mapear 23 bacias hidrográficas para combater riscos de desastres em SC

Em projeto milionário do Governo do Estado, UFSC vai mapear 23 bacias hidrográficas em SC – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/ND

O mapeamento de riscos visa estabelecer diretrizes para mitigar os impactos dos eventos hidrometeorológicos, problema que atinge diversos municípios catarinenses. O projeto foca na criação de planos diretores para 23 bacias prioritárias, com base na análise das particularidades geográficas e climáticas de cada região.

Segundo Rafael Schadeck, coordenador executivo do projeto, Santa Catarina tem uma diversidade de condições climáticas e geográficas. “[Isso] significa que algumas áreas enfrentam estiagens, enquanto outras são mais propensas a inundações e deslizamentos. Para gerenciar isso, é necessário compreender profundamente cada bacia hidrográfica e seu perfil de risco”.

Defesa Civil fará a orientação dos estudos da universidade

Projeto visa combater novos riscos de desastres ambientais no estado – Foto: Airton Fernandes/Secom/Reprodução/ND

Estudo da UFSC vai mapear 23 bacias hidrográficas onde serão feitos diagnósticos e plano diretor

O plano diretor de segurança hidrológica em elaboração é inédito no Brasil e será utilizado como modelo para desenvolver estratégias de mitigação de riscos de desastres naturais. o trabalho está previsto para ser concluído em 24 meses.

As diretrizes irão abordar tanto medidas estruturais, como obras de contenção, quanto medidas de capacitação e fortalecimento da gestão local para prevenção de catástrofes. A análise será feita de acordo com a orientação da Defesa Civil.

“Em algumas regiões, notamos que os municípios não têm, por exemplo, planos de contingência adequados. Isso será mapeado e recomendado dentro dos planos, ajudando o Estado a entender onde os investimentos não estruturantes podem fazer diferença,” afirma Rafael Schadeck.

Universidade Federal de Santa Catarina fará formação para profissionais e sociedade em geral sobre situações de emergências

Governo do Estado firmou parceria com a UFSC para realização de estudo visando combater impactos de eventos hidrometeorológicos em SC – Foto: UFSC/Reprodução/ND

Governo do Estado e UFSC vão capacitar agentes locais e sociedade em geral

O projeto, além de mapear os riscos e propor soluções técnicas, inclui ações de capacitação voltadas tanto para especialistas quanto para a comunidade. Fabiano de Souza, Secretário da Proteção e Defesa Civil, reforça que o projeto busca desenvolver soluções eficazes para mitigar os impactos dos desastres naturais.

“Esta parceria com a UFSC é um passo importante para a nossa estratégia de longo prazo. O fortalecimento das capacidades locais e a criação de diretrizes claras para a gestão dos riscos são fundamentais para garantir que a nossa população esteja mais segura e preparada para os desafios ambientais”, afirma Fabiano Souza.

No contexto das ações, a UFSC também planeja realizar treinamentos e cursos para ampliar a conscientização sobre a importância da gestão de riscos hidrológicos. A ideia é capacitar tanto técnicos especializados quanto a população em geral para situações de emergência.

Segundo o Governo do Estado, o projeto pretende consolidar Santa Catarina como um modelo em gestão de riscos naturais no Brasil. A integração de estudos e ações busca preparar o estado para enfrentar futuros desastres ambientais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.