Celulares vão receber alerta da Defesa Civil, mesmo em modo ‘avião’

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (11), a expansão do sistema Defesa Civil Alerta para os estados das regiões Sul e Sudeste. A previsão é que o sistema esteja em operação ainda este mês.

A iniciativa visa reforçar a segurança da população em áreas de risco, emitindo alertas sobre desastres hidrológicos, meteorológicos, geológicos, entre outros. Para 2025, está planejada a ampliação do sistema para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Durante uma reunião em Brasília, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, reuniu gestores estaduais de defesa civil das regiões Sul e Sudeste.

O encontro contou com a participação de representantes da Anatel e do setor de telecomunicações para alinhar questões como treinamento das equipes, comunicação com a população e cronograma de implementação.

O novo sistema, já testado em 11 municípios brasileiros, utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas em áreas de risco. As mensagens, que incluem texto e aviso sonoro, interrompem qualquer uso do dispositivo, mesmo no modo silencioso, sem necessidade de cadastro prévio dos usuários.

O ministro destacou que os municípios precisam estar certificados pela Defesa Civil Nacional para operar o sistema, o que envolve plano de contingência, equipes capacitadas, rotas de fuga e abrigos definidos.

Góes ressaltou que o Brasil se junta a poucos países no mundo que utilizam tecnologias tão avançadas para alertas de desastres. O sistema combina eficiência e modernidade, sendo fruto de parcerias entre governo, empresas de telecomunicações e Anatel. O objetivo é melhorar a capacidade de resposta a desastres, reduzindo riscos e prejuízos para a população.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.