Bactéria na saliva dos pets: quais os riscos e cuidados para os tutores

Muitas doenças infecciosas podem ser transmitidas pela saliva dos pets. A bactéria Capnocytophaga, é um parasita que, quando contraído pelos humanos, pode levar à infecções e até a amputação de um membro.

A imagem mostra um cachorro lambendo uma mulher.

A saliva dos pets pode transmitir doenças infecciosas. – Foto: Dog Life/Reprodução ND

Bactérias na saliva dos pets

Muitos tipos de bactérias são encontrados na saliva de cães e gatos. A maioria das pessoas que tem contato com um cachorro ou gato não fica doente.

A imagem mostra um gato mordendo uma pessoa.

Caso você for mordido por um cão ou gato, lave a área da mordida imediatamente com água e sabão. – Foto: Freepik/Reprodução ND

Porém, pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, que têm dificuldade em combater infecções, correm maior risco de ficarem doentes se forem mordidas e contraírem a bactéria da saliva dos pets.

Caso você for mordido por um cão ou gato, o indicado é lavar a área da mordida imediatamente com água e sabão. Após higienizar, ligue para seu médico ou procure uma clínica de atendimento de urgência.

A Capnocytophaga

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a bactéria na saliva dos pets, Capnocytophaga, pode deixar as pessoas doentes e causar infecções, caso forem mordidas ou entrarem em contato com a saliva do animal infectado por meio de feridas abertas.

A imagem mostra a bactéria Capnocytophaga na saliva dos pets

Capnocytophaga é uma bactéria que fica na saliva dos pets  – Foto: ResearchGate/Reprodução ND

De acordo com o veterinário Dr. Dany Paul, da Universidade Americana de Medicina, nem todos os pets são portadores da bactéria. “Ela não machuca, nem causa sintomas nos animais, a bactéria só pode ser descoberta por meio de testes com especialistas”, explica.

A infecção por Capnocytophaga

A infecção por essa bactéria pode causar complicações sérias, como ataques cardíacos, insuficiência renal e membros necrosados. Algumas pessoas podem precisar amputar dedos ou membros.

Um caso de uma estadunidense, Kathy, chamou atenção das pessoas nos últimos dias. A mulher precisou amputar as pernas e seis dedos das mãos, após ser mordida pelo cachorro e contrair a bactéria.

A imagem mostra um cachorro com saliva escorrendo.

A tutora contraiu uma infecção da saliva do cachorro após a mordida – Foto: ISTOÉ/Reprodução/ND

Depois de lavar e aplicar uma pomada no ferimento, Kathy não imaginou o grande problema que viria a enfrentar. Um mês depois, a mulher sentiu dificuldade para mover a perna direita e procurou um médico. Kathy foi imediatamente levada para a sala de emergência com pressão baixa e frequência cardíaca alta.

Logo depois, seus membros começaram a ficar pretos e, devido a gravidade nos tecidos, os médicos precisam amputar as pernas e seis dedos das mãos. Três meses depois, Kathy recebeu próteses para as pernas e dedos. Já o cachorro foi adotado por outra família.

Sintomas

Pessoas infectadas com a bactéria Capnocytophaga podem apresentar uma série de sinais e sintomas:

  • Bolhas ao redor da área da picada;
  • Vermelhidão;
  • inchaço;
  • secreção de pus ou dor na área da picada;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Dor de estômago;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular ou articular e etc.

Em todas as infecções por Capnocytophaga, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea, o que pode levar à infecção em várias partes do corpo (sepse). A infecção também pode causar alguns problemas de saúde:

  • Inflamação do revestimento do coração (endocardite);
  • Pus no local infectado;
  • Vermelhidão e inchaço em vários tecidos do corpo (abscessos);
  • Inflamação dos olhos;
  • Rosto;
  • Meningite e etc.

Assim que qualquer sintoma for percebido, é recomendado procurar um médico para descartar a possibilidade da infecção pela bactéria da saliva dos pets.

Tratamento

Apesar de perigosa, quando a infecção é tratada cedo, pode ser curada com antibióticos.

A imagem mostra antibióticos.

Caso o seu teste for positivo para a bactéria Capnocytophaga, você precisará iniciar o tratamento o mais rápido possível- Foto: USP/Divulgação/ND

Por isso, caso o seu teste for positivo para a bactéria Capnocytophaga, você precisará iniciar o tratamento o mais rápido possível para ajudar a prevenir complicações sérias, como a amputação das áreas infectadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.